Se você se programar, consegue ter um sono revigorante mesmo com menos horas de descanso. Entenda
Quem nunca teve aquela sensação de que, por mais que tenha dormido por um bom tempo, ainda acordou se sentindo um zumbi? Infelizmente, isso é bem comum para algumas pessoas. Pois é, essa atividade tão natural e fundamental pode acabar se tornando um problema, pois dormir é muito mais do que só fechar os olhos. Mas não se preocupe, porque nós temos algumas dicas que vão melhorar e muito a qualidade do seu sono!
Então, entenda melhor como funciona o nosso descanso e como aplicar essa técnica no seu dia a dia!
Leia também:
O que é o ciclo do sono?
Desde o momento em que colocamos a cabeça no travesseiro até a hora em que ouvimos o despertador tocar, nosso corpo passa por diferentes fases! O sono é um conjunto de quatro etapas que se repetem até a hora de acordar.
A primeira fase é a mais leve de todas, quando o corpo ainda está tentando adormecer. Na fase 2 o corpo já relaxou e está descansando, mas mente permanece atenta e a pessoa pode acordar com uma certa facilidade. Já na terceira etapa, do sono profundo, os músculos estão relaxados e a mente está desligada.
Na fase 3 ficamos menos sensíveis a barulhos e é também nessa parte em que o nosso corpo se recupera de possíveis lesões. Como a mente também está descansando, não acontecem sonhos. E por fim, o sono REM é a fase mais profunda do sono. É neste momento que os olhos se movem bem rápido e o batimento cardíaco aumenta. É também nesta fase que temos sonhos.
E como isso melhora a qualidade do sono?
Bem, toda noite o corpo humano passa por vários ciclos. Quando a fase 4 acaba, o processo recomeça e o corpo retorna ao sono mais leve. O primeiro ciclo dura cerca de 90 minutos e depois até uma média de 100 minutos por ciclo, e os adultos costumam ter de 4 a 5 ciclos por noite.
Assim, para acordar bem e descansado, o ideal é despertar logo após o fim de um ciclo, de preferência depois do quinto ou sexto, pois assim o sono é ainda mais reparador! Você pode fazer o cálculo considerando que cada ciclo possui 90 minutos, mas acrescentando um tempo de 15 a 30 minutos que pode levar até adormecer.
Vamos considerar que você precisa acordar às 6h e cada ciclo tem cerca de 90 minutos, então pode ir dormir às 22:15. Dessa maneira você acorda após o fim do quinto ciclo. Você pode multiplicar 90 pela quantidade de ciclos que acha que será o suficiente e depois verificar qual hora exata para dormir. Mas existe outra forma também, pois o ChatGPT pode fazer esse cálculo para você.
Veja o cálculo dos ciclos considerando que leva 15 minutos para adormecer:
- Adormecer: 22:30
- Primeiro: de 22:30 até 00:00
- Segundo: de 00:00 até 01:30
- Terceiro: de 01:30 até 3:00
- Quarto: de 03:00 até 4:30
- Quinto: de 04:30 até 06:00
Lembrando que este é somente um cálculo aproximado, especialmente porque várias coisas afetam a qualidade do seu sono! E por fim, é importante ressaltar que em caso de muitas dificuldades para dormir, o ideal é buscar um especialista!
E se você não está com sono ainda, leia também se quem tem diabetes pode comer rapadura. E bom sono esta noite!