Se você experimentar diversas dicas, mantiver os pés sempre limpos e ainda assim eles ficarem malcheirosos, consulte o médico ou um podólogo.
Douglas Ferreira | 17 de Março de 2020 às 19:00
Você tira o sapato e todos por perto sentem o chulé. Que constrangimento! Pois saiba que você pode evitá-lo.
Os pés têm cerca de 250 mil glândulas sudoríparas e podem produzir uma xícara de suor por dia. No entanto, algumas pessoas produzem muito mais, dependendo da configuração genética, do nível de atividade e de fatores fisiológicos e hormonais, explica Veera Keltanen, podiatra do Centro do Pé de Helsinque, Finlândia. O cheiro vem das bactérias da pele, que decompõem o suor e excretam dejetos malcheirosos.
Por sorte, remédios simples podem ajudar. O básico é lavar bem os pés todos os dias, usar sabão levemente ácido, secar com cuidado entre os dedos e usar meias de material sintético em vez de algodão, porque o algodão guarda a umidade durante dez vezes mais tempo que o acrílico. Keltanen recomenda usar palmilhas que absorvam odores (e evitar outras, como as de silicone), usar sapatos mais espaçosos – para os pés respirarem – e, quando possível, preferir calçados minimalistas ou bem abertos. Os calçados minimalistas são leves e reduzem o suor dos pés, diz a podiatra, acrescentando que ficar descalço sempre que possível, “só para libertar os pés”, também ajuda. Quando o problema for mais persistente, os médicos podem recomendar medicamentos.
Mas algumas dicas para aliviar o problema podem ser feitas em casa:
O amido de milho absorve o suor. Uma ou duas vezes por dia, polvilhe generosamente nos pés antes de calçar as meias. Não use se o seu pé tiver machucados ou feridas abertas.
Ferva dois saquinhos de chá em meio litro de água por 15 minutos. Remova os sachês e dilua o chá em dois litros de água. Deixe a mistura esfriar, se necessário. Em seguida, mergulhe os pés durante 15 a 30 minutos. Repita o tratamento diariamente. O ácido tânico no chá-preto forte mata as bactérias e fecha os poros para ajudar os pés a suarem menos.
O óleo de lavanda não só é perfumado como também ajuda a matar bactérias. Esfregue algumas gotas nos pés e massageie antes de ir dormir. Cubra os pés com meias.
Misture dois copos de sal de Epsom (sulfato de magnésio) em quatro a oito litros de água morna num balde ou bacia. Mergulhe os pés durante 15 minutos duas vezes ao dia. O sal de Epsom age como um adstringente para reduzir o suor e mata as bactérias.
Mergulhe os pés numa solução de 1/3 de uma xícara de vinagre de maçã numa bacia com água morna ou fresca. O ácido no vinagre irá neutralizar o odor.