'Chip da beleza' e Implanon são a mesma coisa? Entenda

Especialista esclarece a diferença entre esses dois implantes hormonais.

Carol Peres | 21 de Outubro de 2024 às 13:41

"Chip da beleza" foi proibido pela Anvisa. - celsopupo/iStock

O implante hormonal conhecido como "chip da beleza" foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira (18). Embora também seja um implante, o Implanon trata-se de outro dispositivo e com outras finalidades.

Algumas pessoas confundem esses dois produtos, portanto, saiba qual a diferença entre o "chip da beleza" e o Implanon e tire a dúvida de vez.


Você também pode gostar:


Implanon e "chip da beleza" são diferentes

O "chip da beleza" é um implante de hormônios manipulados que costuma ser usado como auxiliar no emagrecimento, ganho de massa muscular ou até para aliviar sintomas da menopausa. Porém, essa terapia hormonal não tem eficácia e segurança garantidas pela Anvisa.

Enquanto o dispositivo que foi proibido pela agência possui fins estéticos, o Implanon é um método contraceptivo hormonal. Dessa forma, este anticoncepcional trata-se de um pequeno bastão de plástico que é inserido na pele do braço e libera o hormônio etonogestrel na corrente sanguínea da mulher. O Implanon é permitido pela Anvisa.

Nesse sentido, a ginecologista e obstetra Marcelle Domingues Thimoti explicou ao Correio Braziliense que os hormônios usados em cada um desses implantes são diferentes.

“Apesar de ambos serem progestágenos, a Gestrinona (presente no chip da beleza) tem atuação muito semelhante à testosterona, com efeitos anabolizantes. Inclusive, alguns países proíbem o uso da gestrinona. Esse hormônio não é considerado como método contraceptivo. Outro fato fundamental é que o "chip da beleza" é manipulado e, portanto, não passa por nenhum critério de controle. Por ser manipulado, ainda é comum que no dispositivo sejam adicionadas outras substâncias, como testosterona, estradiol, e outros hormônios.”

Portanto, além de terem objetivos diferentes e do Implanon ser permitido e o "chip da beleza" não, este último pode provocar uma série de efeitos adversos, mudando a aparência das mulheres e causando problemas de saúde.

Leia também: Preta Gil compartilha sintomas da quimioterapia em luta contra o câncer

saúde Implanon Implante hormonal Chip da beleza Hormônios

Leia também

Brasil registra queda de partos prematuros; entenda

Saiba o que é doença de descompressão que matou turista em Fernando de Noronha

Leite em pó é mais saudável que leite de vaca? Entenda polêmica do TikTok

O que é TDAH? Mari Maria compartilha diagnóstico do filho e gera curiosidade

Liam Payne: ex-One Direction lidava com o alcoolismo e problemas renais

Outubro Rosa: Reconstrução mamária devolve a identidade sexual e materna da mulher