Descubra como preparar um chá seca barriga e conheça outros chás que ajudam na retenção de líquido e na perda de peso.
Thaís Garcez | 17 de Abril de 2021 às 15:00
Sabe aquela gordura localizada na barriga que nem dez séries de abdominais conseguem eliminar? Pois alguns chás podem te ajudar nessa missão. O chá seca barriga, por exemplo, é uma mistura de ervas que têm grande influência na queima de gordura e no emagrecimento. Mas outras plantas, condimentos e frutas, ao serem transformadas em chás, também trazem bons resultados.
Leia também: 5 chás diuréticos para acabar com a retenção de líquidos
Além de ser uma bebida gostosa e que pode ser consumida quente ou gelada, o chá traz vários benefícios ao organismo. Algumas ervas em infusão, inclusive, são eficientes diuréticos e grandes potencializadores do metabolismo. A retenção de líquido e o metabolismo lento são alguns dos fatores que resultam no acúmulo de gordura na região abdominal e no aumento do volume corporal. Portanto, recorrer a chás que melhorem essas condições pode ser a solução que você precisa.
Conheça o chá seca barriga e os principais chás que auxiliam na perda de líquido excedente e na eliminação de gordura. Além disso, descubra como prepará-los para tomar quando quiser.
O chá seca barriga pode ser encontrado pronto em lojas de produtos naturais para um preparo rápido. Mas também pode ser preparado em casa com as ervas que o compõe. Ele é composto por 6 plantas, são elas: camomila, sene, capim-limão, bugre, cavalinha e chá-verde. Cada uma delas tem suas propriedades particulares, mas em conjunto ajudam a emagrecer e diminuir o inchaço, além de queimar gordura e diminuir o apetite.
Essa opção de chá é perfeita para desinchar e melhorar o funcionamento do fígado. Para prepará-lo, coloque 1 colher (sopa) de cada erva em um recipiente de vidro. Depois, despeje 1 litro de água fervente sobre as ervas, tampe o recipiente e deixe apurar por 10 minutos. Antes de consumir, coe. Beba quente ou gelado entre as refeições principais do dia. Não guarde de um dia para o outro, pois com o passar do tempo as propriedades do chá se perdem.
A canela é um condimento famoso por sua ação termogênica, ou seja, de acelerar o metabolismo. Já o hibisco, tem boa ação diurética, eliminando o excesso de líquido do corpo. Sendo assim, ao tomar esse chá você obterá as melhores propriedades para dar adeus à barriguinha.
Seu preparo é bem simples. Coloque 1 colher (sopa) de hibisco seco em uma jarra de vidro, 1 pau de canela e adicione 1 litro de água já fervida. Tampe a jarra e aguarde 10 minutos. Em seguida, coe e tome de 3 a 4 vezes ao dia, sempre 30 minutos antes das refeições.
A fama do chá-verde como um bom emagrecedor não é de hoje. Mas com os benefícios do abacaxi, seus efeitos podem ser ainda melhores. O chá-verde tem propriedades termogênicas, já o abacaxi controla o apetite dando mais saciedade.
Para fazer esse chá delicioso, você precisa primeiro ferver 1 litro de água. Quando começar a ferver, desligue o fogo e adicione 20 g de chá-verde na água. Espere 10 minutos e depois transfira tudo para o liquidificador. Acrescente 3 rodelas de abacaxi e bata até ficar uma mistura homogênea. Coe e tome até 4 vezes ao dia.
O chá de gengibre é ótimo para tratar diversos problemas de saúde. Mas combinado com outras ervas, condimentos ou frutas pode ser um excelente chá seca barriga. Experimente combiná-lo com cravo e canela e veja a queima de gordura acontecer. Mas atenção! Esse chá é muito forte. Portanto, avalie com cautela se o seu organismo reagirá bem a essa combinação.
Em uma panela pequena, coloque 10 cravos-da-índia, 1 pau de canela e 500 ml de água fervendo. Deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida, apague o fogo e acrescente um pouco de gengibre ralado. Deixe apurar por mais 3 minutos. Depois, é só coar e tomar. Beba esse chá no máximo 2 vezes ao dia.
Se você nunca ouviu falar em feno-grego, saiba que é uma planta cuja semente é muito útil na perda de peso. Quanto a alcachofra, para esse chá devemos usar as folhar, que têm ação diurética e desintoxicante. Juntos eles aumentam o metabolismo e diminuem a retenção de líquido, favorecendo a perda de gordura abdominal.
Em uma xícara de chá, coloque 1/2 colher (chá) de semente de feno-grego em pó e 1 colher (chá) de folhas secas de alcachofra. Em seguida, adicione 150 ml de água fervente. Você pode incrementar o chá com uma pitada de pimenta. Depois de 10 minutos, coe antes de tomar.
O chá branco, em comparação com o verde e o preto, é o que tem menos cafeína; que favorece o aceleramento do metabolismo. Entretanto, ele mantém suas qualidades de ser termogênico e um bom antioxidante. Mesmo encontrando em lojas de produtos naturais a versão pronta desse chá, é possível prepará-lo em casa.
Basta adicionar 3 g de folhas secas de chá branco em 300 ml de água aquecida a aproximadamente 80°C, não fervida. Depois é só colocar o chá em uma caneca, tampar e esperar uns 5 minutos. Em seguida, coe e beba. Não tome mais de 3 xícaras no dia.
Outro grande vilão do surgimento da barriguinha é a má digestão e o mal funcionamento do intestino, que causam inchaço. Para evitar esse desconforto, o chá de alecrim é a escolha certa. Já que irá contribuir para a eliminação de toxinas e a absorção dos nutrientes, fazendo com que todo o aparelho digestivo funcione corretamente.
Coloque 1 xícara (chá) de água para ferver. Quando chegar no ponto de ebulição, apague o fogo e adicione 1 colher (chá) de alecrim. Após 10 minutos, o chá estará pronto para ser consumido. Você pode tomar 3 xícaras por dia.
Consumido por muita gente no dia a dia, o chá-mate também pode ser considerado um chá seca barriga. Feito da erva-mate, ele ajuda na queima de calorias e gordura, por ser termogênico, e também no combate à retenção de líquidos, por ser diurético. Perfeito para diminuir a circunferência abdominal.
Para preparar esse chá, você pode utilizar os saquinhos vendidos em lojas ou supermercados. Porém, também pode fazer com 20 g de folhas de erva-mate em 1 litro de água; que pode ser quente ou fria. Para chegar ao resultado esperado, o recomendado é tomar essa mesma quantidade em um único dia, antes das principais refeições.
Vale dizer que a eficácia desses chás só poderá ser comprovada se o seu consumo for aliado a uma alimentação saudável. Em conjunto, a prática de exercícios regulares, no mínimo 30 minutos por dia.