Entenda quais são os benefícios do chá de erva-botão e quem deve evitar consumir essa infusão tradicional.
Thyago Soares | 21 de Agosto de 2025 às 12:00
A erva-botão, cientificamente conhecida como Eclipta alba, é uma planta medicinal utilizada há anos na medicina natural e se tornou parte da tradição de muitas famílias. Recentemente, o chá dessa planta ganhou popularidade devido algumas propriedades terapêuticas e até mesmo um suposto benefício para quem busca emagrecer. Contudo, o seu consumo requer atenção!
A erva-botão pode ser consumida em forma de chá para aliviar sintomas como dores de cabeça leves, cólicas, problemas no fígado e inflamações na boca e garganta, dentre alguns outros benefícios para a saúde.
Pesquisas destacam os efeitos hepatoprotetores da planta, com a capacidade de ajudar na regeneração de células hepáticas e combater inflamações, o que pode ser útil em casos de icterícia, esteatose e intoxicações leves.
O chá tem ação anti-inflamatória e alivia desconfortos gastrointestinais, como indigestão, constipação e até hemorroidas, promovendo o fluxo intestinal.
Com compostos antioxidantes, a erva ajuda a reduzir inflamações, fortalecer o sistema imunológico, proteger a pele e até estimular a regeneração óssea.
Como boa parte das medicações naturais, nem todos podem consumir o chá livremente! Gestantes e lactantes devem evitar o uso, assim como pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes também precisam ter cautela, pois o consumo sem orientação médica pode interferir no efeito de medicamentos.
Além disso, quando consumido em excesso, o chá de erva-botão pode causar queda de pressão e desconforto gastrointestinal.
Deseja começar a implementar o chá de erva-botão na sua rotina? Então aprenda abaixo como preparar essa infusão.
Pasta de dente com cabelo e pele pode ser nova arma contra cáries, apontam cientistas
O que acontece com seu corpo quando você dorme mal
Por que seu cérebro precisa de tédio de vez em quando?
4 exercícios simples para melhorar a circulação da perna sem sair de casa