O chá de cavalinha é muito utilizado para combater a retenção de líquido, fortalecimento dos ossos e, até mesmo, emagrecimento.
Thaynara Firmiano | 29 de Março de 2021 às 10:00
A cavalinha é uma erva medicinal com muitos benefícios. Muito utilizado para combater a retenção de líquido, o chá de cavalinha pode também auxiliar no tratamento de infecções urinárias, fortalecimento dos ossos e emagrecimento.
A forma de consumo mais comum da cavalinha é através do chá, mas também existem cápsulas. Embora possa proporcionar diversos benefícios à saúde, o consumo da erva medicinal precisa ser moderado e, de preferência, deve ser feito com acompanhamento médico, por conta dos seus efeitos colaterais.
A cavalinha possui uma série de benefícios e deve ser utilizada com moderação, para evitar problemas. Dentre os benefícios da cavalinha estão sua ação fungicida e bactericida, sendo eficaz em fungos como o da candidíase e bactérias como Staphylococcus aureus e Escherichia coli.
Leia também: Chá de louro: aprenda a fazer e conheça os benefícios
Outro grande benefício da cavalinha é a sua ação diurética, que auxilia no combate à retenção de líquidos. Além disso, o chá auxilia no controle da pressão arterial, combate a infecção urinária e ajuda no tratamento de outras infecções e problemas do trato urinário.
Por possuir também uma ação antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante, a cavalinha é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento. Além disso, o consumo do chá pode auxiliar na queima de gordura localizada e ajudar na eliminação de líquidos que podem gerar aumento de peso.
Pele, unhas e ossos também se beneficiam com a cavalinha. A erva é rica em cálcio, fósforo e magnésio, que são importantes para o fortalecimento dos ossos. Além disso, a sílica presente na cavalinha favorece a saúde das unhas. Sua ação adstringente, anti-inflamatória e antioxidante são grandes aliados para uma pele saudável e hidratada.
O chá de cavalinha possui muitos benefícios, no entanto não é recomendado para mulheres grávidas, lactantes e pessoas com pressão baixa, insuficiência cardíaca e doenças renais. Seu uso também não deve ultrapassar uma semana, exceto em caso de recomendação médica.
O efeito diurético da cavalinha é certamente um benefício. No entanto, caso consumida em excesso, pode prejudicar a saúde, causando perda de sais minerais importantes. O consumo excessivo da cavalinha pode causar também: diarreia, fortes dores de cabeça, pancreatite, desidratação, fraqueza muscular e problemas cardíacos.
Ferva a água e, em seguida, coloque a cavalinha. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e depois beba o chá. O ideal é que você consuma essa bebida após o almoço e o jantar.
Existe uma série de chás que fazem bem para a saúde. Cada um age de uma forma diferente no nosso organismo. Confira abaixo uma lista de chás e seus benefícios:
Chá de gengibre: Tem ação bactericida, fungicida, antioxidante antisséptico e anti-inflamatório. Alivia náuseas mesmo em grávidas e pacientes quimioterápicos.
Chá de erva-doce: Atua na melhora de cólicas intestinais e menstruais, combate o resfriado, aumenta a imunidade, tem ação diurética, diminui os sintomas da menopausa e combate a insônia.
Chá de hibisco: Atua no emagrecimento, melhora do funcionamento do fígado, pressão arterial, controle do colesterol e tem ação diurética.
Chá de boldo: Estimula o bom funcionamento do fígado, tem ação diurética, antioxidante, auxilia no tratamento da gastrite e intolerância alimentar e melhora os sintomas da ressaca.
Chá de canela: Atua no controle da glicose, colesterol e triglicerídeos. Além de ser eficaz no combate ao resfriado e sintomas da TPM.
Chá de louro: Tem efeito anti-inflamatório, melhora o funcionamento do fígado, ameniza cólicas menstruais e previne pedras nos rins. Tem efeito expectorante, calmante, ajuda no controle dos níveis de glicose e auxilia na digestão.
Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.