Internado desde terça-feira (14), o ator está passando por tratamento com antibióticos via intravenosa para combater a celulite infecciosa.
Walter Farias | 16 de Fevereiro de 2023 às 10:46
O ator Rafael Cardoso está internado desde terça-feira (14). O artista foi diagnosticado com celulite infecciosa. Segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o quadro foi aconteceu por conta de uma foliculite localizada entre o rosto e o pescoço.
Leia também: Trate a inflamação de imediato e impeça que ela se torne perigosa
Rafael está passando por um tratamento com antibióticos via intraveneosa e a previsão é que ele fique internado por mais cinco dias. A expectativa é que, nesse período, o seu quadro apresente melhora. Agora, entenda melhor o quadro do ator.
A celulite infecciosa é uma inflamação na pele causada por bactérias. Embora comum, é considerada grave e exige um tratamento imediato. Segundo a Dra. Maria Fernanda Spada, dermatologista titulada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), geralmente essa inflamação atinge adultos acima dos 45 anos, mas não significa dizer que não acomete pessoas de outras idades.
A pele humana possui três camadas protetoras conhecidas como: epiderme, derme e hipoderme (camada subcutânea). Cada uma dessas camadas possui subcamadas com funções específicas no processo de proteção do organismo do ser humano.
No caso de uma celulite infecciosa, o paciente apresenta um quadro onde há bactérias atingindo principalmente a derme e a hipoderme. Ou seja, as camadas mais profundas da pele, portanto, a celulite infecciosa compromete principalmente os tecidos moles, se entende pela profundidade da pele e pode chegar aos vasos sanguíneos.
A celulite infecciosa apresenta alguns sintomas mais comuns. Dentre eles, estão:
Aqui, vale destacar que o mal-estar e a febre alta são sintomas encontrados em casos gravíssimos. Ademais, pacientes com baixa imunidade devem buscar ajuda médica ao identificar qualquer um desses sintomas. Por sinal, quanto mais rápido se tem um diagnóstico, mais rápido se encontra o tratamento adequado.
O diagnóstico é clínico. Sendo assim, o médico leva em consideração as queixas informadas pelo paciente e os sintomas apresentados no momento da consulta. Em casos de internação do paciente, é possível que sejam realizados exames específicos de acordo com a ficha médica para descartar outras comorbidades.
Leia também: Entenda como são transmitidas as infecções e como se proteger
Pessoas que possuem problemas de saúde como diabetes, obesidade e imunossupressão, demandam um cuidado especial na hora de concluir um diagnóstico.
O tratamento da celulite infecciosa é medicamentoso, com necessidade de prescrição de antibiótico. De modo geral, o tratamento leva cerca de uma semana para apresentar resultados positivos. Fora isso, também pode ser recomendado ao paciente o uso de analgésicos para aliviar as dores durante o tratamento.
Vale dizer também que, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, porque uma infecção bacteriana costuma se espalhar rapidamente pelo organismo. Sendo assim, a celulite infecciosa pode desencadear outros problemas e complicações de saúde.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o diagnóstico do ator Rafael Cardoso, que tal descobrir as cinco dores que não se deve ignorar? Assim, você terá mais conhecimento para cuidar da própria saúde e bem-estar.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de mais novidades e curiosidades sobre saúde.
Protetor solar em pó: conheça os benefícios
31 benefícios do vinagre no cuidado da pele e da saúde
8 alimentos que causam celulite e que você deve evitar
Ministério da Saúde divulga calendário de vacinação para 2023; confira
Celulite: como surge e qual a melhor opção de tratamento