A cegueira temporal se tornou pauta após uma jovem reclamar sobre condições de trabalho para quem costuma se atrasar para o trabalho.
Cadu Guarieiro | 24 de Julho de 2023 às 20:25
Todo mundo conhece alguém que sempre chega atrasado nos compromissos, seja uma confraternização entre amigos ou até mesmo eventos mais sérios, como reuniões de trabalho. Ainda que a pessoa se esforce, ela nunca consegue ser pontual e acaba transparecendo muitas vezes a imagem de descompromissada. No entanto, você sabia que isso pode ser causado por uma doença bastante séria chamada de cegueira temporal?
A doença se tornou pauta após uma jovem americana publicar um relato no TikTok. No vídeo, a usuária identificada como Chaotic Philosopher afirma ter sido hostilizada por um empregado ao perguntá-lo sobre acomodações para pessoas que lutam contra a cegueira temporal no ambiente de trabalho, afirmando que empresas têm demitido colaborados que "enfrentam dificuldades para chegar no horário."
Até o momento, a publicação conta com mais de 5,4 milhões de visualizações e toda uma corrente de indignação à afirmação da mulher, com comentários de "use apenas um alarme" a questionamentos se essa seria "uma nova tendência da Geração Z."
No entanto, ainda que muitas pessoas tenham encarado o desabafo da jovem com descrédito, especialistas afirmaram que a cegueira temporal é sim um distúbio, inclusive, muito frequente em pessoas com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Em entrevista ao Daily Mail, Smriti Joshi, psicólogo chefe do chatbot de saúde mental AI Wysa, contou que muitos fatores associados ao TDAH, como dificuldades na memória de trabalho e na regulação da atenção, podem contribuir para uma noção distorcida do tempo
Outros profissionais explicaram que traumas na primeira infância, período relativo aos cinco primeiros anos de vida, também podem resultar em cegueira temporal e sentimentos de dissociação quando criança ou mais tarde na vida. Ainda que a cegueira temporal não seja considerada uma condição médica, alguns médicos a utilizam como uma forma de abordar o conceito de perda de noção do tempo.
Além de atrasos constantes, outros sintomas estão diretamente relacionados à cegueira temporal, sendo os principais deles:
Algumas simples atividades são importantes para lidar com o fenômeno da cegueira temporal. O mapeamento das atividades diárias do paciente de acordo com seus horários, fazendo uso de recursos visuais atrelados a eles, como alarmes e cronômetros, é o mais importante.
Os amigos também são de suma importante nesta questão, funcionamento como "agendas" ou "despertadores", notificando sobre compromissos sempre que necessário. No entanto, nenhuma dessas atitudes substitui o auxílio de um profissional de saúde especializado na área.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Genofobia? Entenda o distúrbio de Petra em 'Terra e Paixão'
Thaila Ayala e Renato Góes revelam doença rara da filha e dão triste depoimento
Claudia Ohana revela luta contra distúrbio: 'É muito ruim isso'
TDAH: Cleo Pires se abre sobre tratamento do transtorno
Saúde Mental: Descubra agora as três principais causas da ansiedade
Bruxismo: saiba como tratar esse distúrbio