Caso de poliomielite é registrado em Nova Iorque e autoridades locais fazem alerta sobre a importância da vacinação para deter a doença.
Redação | 24 de Julho de 2022 às 18:00
Na última quinta-feira (22) o Departamento de Saúde do Estado de Nova York divulgou que foi detectado pela primeira vez em quase 10 anos um caso de poliomielite. Apesar de maiores detalhes sobre o paciente ainda não tenham sido divulgados, sabe-se que ele é um adulto não vacinado, morador do Condado de Rockland, no subúrbio da cidade.
Autoridades apontam que o reaparecimento da patologia, que não era registrada desde 2013, é um alerta. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) o novo caso pode ser um “indicativo de uma cadeia de transmissão de um indivíduo que recebeu a vacina oral contra a poliomielite (OPV)”, a qual foi descontinuada no país americano em 2000.
Leia também: Por que a vacinação é importante?
“Isso sugere que o vírus pode ter se originado em um local fora dos EUA onde a OPV é administrada, já que cepas revertentes não podem emergir de vacinas inativadas”, afirmou o departamento de saúde em comunicado.
As autoridades de saúde fizeram um alerta aos profissionais de saúde e lembrou que pessoas que ainda não foram imunizadas devem buscar uma unidade de saúde para atualizar o esquema vacinal.
A comissária de Saúde do Condado de Rockland, Patricia Schnabel, fez a seguinte declaração: “Estamos monitorando a situação de perto e trabalhando com o Departamento de Saúde de Nova York e com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para responder a essa questão emergencial de saúde pública para proteger a saúde e o bem-estar dos moradores do condado”.
Além dos Estados Unidos, a patologia foi detectada em países como Reino Unido e Israel, mas também se localizam em regiões de risco: Bolívia, Equador, Guatemala, Haiti, Paraguai, Suriname e Venezuela.
Também conhecida como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite consiste em uma doença contagiosa aguda, cujo principal reservatório de infecção encontra-se no gastrointestinal dos seres humanos.
A poliomielite pode provocar destruição dos neurônios motores e paralisia facial. Os sintomas são similares aos de um gripe simples: febre, dor de garganta, dor de cabeça… É uma doença sem cura, mas a vacinação ajuda a prevenir a contração.
Proteja o seu filho e conheça o calendário de vacinação do Ministério da Saúde!