Canisso, baixista do Raimundos, banda de rock brasileira que emplacou sucessos nos anos 1990, faleceu na última segunda (13).
Na manhã desta segunda-feira (13), morreu aos 57 anos o baixista da banda nacional Raimundos. José Henrique Campos Pereira, mais conhecido como Canisso, faleceu no Hospital Municipal Santa Ana, após sofrer uma queda decorrente de um desmaio. A notícia sobre o ocorrido foi confirmada por Denis Porto, empresário da banda.
Canisso era casado há 23 anos com a psicóloga e produtora Adriana Vilhena, com quem tem quatro filhos: Mike, Lori, Nina e Pedro. Participando de todos os álbuns lançados pelo grupo, o baixista já afirmou ter usado Adriana como inspiração para compor, junto à banda, o sucesso "Mulher de Fases", que fala sobre nuances de uma relação com uma mulher instável.
Carreira no Raimundos
Digão, guitarrista e atual vocalista dos Raimundos, conheceu Canisso quando eles e Rodolfo, antigo vocalista, quando os três moravam na mesma vizinhança. No fim dos anos 1980, começaram a tocar juntos.
Depois de uma breve separação, a banda se reuniu novamente. Alguns anos depois, com Fred Castro na bateria, o quarteto gravou uma fita demo que chegou ao produtor musical Carlos Eduardo Miranda. Com instrumentos emprestados pelos Titãs, eles gravaram o primeiro álbum, que vendeu mais de 100 mil cópias em seu primeiro ano de lançamento.
Devido ao sucesso do álbum, o grupo de Brasília passou a lançar suas músicas pela Warner. Com mais de 35 anos de carreira, o Raimundos lançou grandes álbuns de sucesso nos anos 90, com hits como "Eu Quero Ver o Oco" e "A Mais Pedida".
Canisso deixa uma legião de fãs
Nas redes sociais, uma grande comoção se instalou. O músico Rodrigo Suricato prestou seu apoio dizendo "Meus sentimentos aos familiares, os tantos amigos e fãs dessa figura tão querida. Inacreditável meu irmão, vai em paz. Sem palavras".
Além dele, outros músicos lamentam a morte do colega de profissão. As bandas Paralamas do Sucesso e Capital Inicial, Fernanda Badauí do CPM 22, Andreas Kisser do Sepultura e outros artistas prestaram solidariedade à família e amigos de Canisso. Veja o tweet da cantora Pitty:
Canisso nasceu em São Paulo e começou a tocar ainda criança, com o violão de sua irmã. O músico acompanhou o surgimento de grandes bandas de rock brasilienses nos anos 1980, como Legião Urbana e Capital Inicial.
O corpo do baixista será velado em São Paulo, na quarta-feira (15). A cerimônia será aberta ao público das 10h às 15h e acontecerá no ginásio de vôlei de Barueri.