Conheça as principais causas e os sintomas mais frequentes da candidíase, a infecção vaginal que mais afeta as mulheres.
Raquel Zampil | 23 de Agosto de 2022 às 14:52
A candidíase é uma infecção vaginal muito comum entre mulheres causada pelo desbalanço da microbiota vaginal, que aumenta a quantidade de fungos de gênero Candida. Saiba quais são as principais causas e sintomas dessa infecção que perturba a saúde de tantas mulheres.
O estresse e ansiedade não afetam só a nossa saúde mental, muitas vezes esses sentimentos irradiam para saúde do nosso corpo. Períodos conturbados que geram muito estresse geralmente diminuem a resposta do nosso sistema imunológico, favorecendo a proliferação de fungos e desenvolvimento da candidíase.
Hábitos como não lavar adequadamente a vagina, não trocar regularmente o absorvente, repetir calcinhas sujas e ficar muito tempo de biquínis molhados interferem no equilíbrio da flora vaginal, favorecendo a proliferação de doenças e infecções.
Os antibióticos são usados para curar infecções. Contudo, como são usados para combater infecções, diminuem o número de bactérias e acabam reduzindo o número das bactérias boas que impedem o crescimento dos fungos da candidíase.
Durante a gravidez, os níveis de estrogênio ficam elevados, o que favorece o rápido crescimento dos fungos que habitam naturalmente na região íntima feminina.
Os shorts, calcas e bermudas muito apertados aumentam o risco de candidíase pois impedem a ventilação na região da vagina, deixando-a mais úmida e com a temperatura mais alta: fatores que favorecem a formação de fungos.
Placas, inchaço ou bolinhas vermelhas em toda a região íntima da mulher.
Corrimento branco com grumos que se assemelham à uma especie de leite talhado.
O corrimento amarelado ou esverdeado, além do esbranquiçado, também pode indicar candidíase.
Uma coceira intensa e ardência, principalmente após o uso de produtos indicam alguma infecção na área vaginal.
Ardência, dor e sensação de queimação ao urinar indicam candidíase.