Câncer de pulmão: saiba tudo sobre a doença com a qual Rita Lee foi diagnosticada

O câncer de pulmão é o tipo de câncer que mais mata pessoas no Brasil. Entenda a doença, seus sintomas e possíveis tratamentos

Cadu Guarieiro | 10 de Maio de 2023 às 15:30

- Utah778/iStock

A cantora Rita Lee, que vinha travando uma batalha contra o câncer de pulmão, faleceu durante a noite da última segunda-feira (8), em São Paulo. Segundo estimativas de 2020, publicadas no portal do governo, o câncer de pulmão é o responsável por aproximadamente 28 mil mortes.

Leia também: Preta Gil revela como descobriu câncer de intestino.

Esse tipo de câncer é o que mais mata homens, e o segundo que mais mata mulheres. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), caso atitutdes de prevenção não sejam adotadas, o número de mortes pode aumentar em pelo menos 66,7% até 2040.

O que favorece o aparecimento do câncer de pulmão?

Associado a 90% dos diagnósticos, o consumo de nicotina é a principal causa para o surgimento desse mal, podendo ocorrer também em fumantes passivos. No entanto, o pulmão não é o único órgão afetado pelo fumo do tabaco. Veja agora como fumar pode prejudicar também a sua pele.

Outro fator presente em pessoas acometidas por esse tipo de câncer é a idade avançada. A maioria das pessoas diagnosticadas tem uma idade superior a 65 anos.

Algumas profissões, por conta da exposição a produtos químicos e outros agentes, também possuem maior risco para eminência do câncer de pulmão, principalmente aquelas relacionadas à construção civil, curtume, fundição de metais, mineração, indústria.

Quais são os sintomas do câncer de pulmão?

Os sintomas do câncer de pulmão, na maioria dos casos, só aparecem em um estágio avançado da doença, sendo pontuais na fase inicial. Quando já espalhado para outros órgãos, outros sinais ocorrem como: dor nos ossos, mudanças no sistema nervoso, cor amarelada na mucosa, na pele e nódulos pelo corpo.

Uma estratégia utilizada para um tratamento de sucesso contra a doença é o diagnótisco precoce, feito através de exames antes do surgimento de sinais da doença, principalmente por aquelas pessoas que pertençam a grupos mais propensos de desenvolver o câncer de pulmão.

Os principais sintomas do câncer de pulmão são:

Existe tratamento para o câncer de pulmão?

Enquanto nos estágios iniciais, a chance de cura do paciente com câncer no pulmão é de até 70%, afirma a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), mas, em fases mais avançadas é necessário o tratamento através da radioterapia e quimioterapia, e em alguns casos cirurgia, com a chance de recuperação do paciente limitada à 30%.

 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre saúde? Confira agora as principais causas, sintomas e tratamentos do câncer de ovário.

Leia também

Morre Rita Lee, a rainha do rock, aos 75 anos após luta contra o câncer

Descoberta cura para o câncer de pele? Vacina contra câncer da Moderna mostra resultados promissores

Preta Gil passa por nova sessão de quimioterapia e atualiza fãs

Câncer colorretal de Pelé é um dos que mais mata no mundo

Câncer de mama: detecção precoce como fator de cura

15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil: aprenda a se prevenir!