O novo método se chama PSE e possui uma taxa de acerto muito superior ao PSA, método de diagnóstico menos invasivo da atualidade.
Walter Farias | 1 de Março de 2023 às 11:50
Um novo exame de sangue, desenvolvido pela Oxford BioDynamics em colaboração com a Universidade de East Anglia, no Reino Unido, é capaz de detectar até 94% dos casos de câncer de próstata. O exame ganhou o nome de Prostate Screening EpiSwitch (PSE). Ele ainda não está disponível comercialmente e nenhum ensaio clínico está em andamento, porém, segue em desenvolvimento.
Leia também: Novas esperanças para quem sofre com câncer de próstata
No dia 06 de fevereiro, a Oxford BioDynamics, uma empresa de biotecnologia que desenvolve testes de medicina de precisão baseados na plataforma gênomica EpiSwitch 3D, teve um trabalho publicado na revista Cancers, em que mostrava resultados satisfatórios envolvendo tecnologia OBD no PROSTAGRAM multidisciplinar usando sangue para detectar câncer de próstata em um grupo de risco.
Os resultados do novo exame, fazem os especialistas acreditarem que ele é superior ao PSA, um dos métodos de diagnósticos menos invasivos utilizados no momento. Mas do que se trata o novo exame? Trata-se de um método que combina a tecnologia PSA com o este epigenético EpiSwitch, que é o fator determinante para o aumento da confiabilidade do teste.
O estudo que avaliou o exame trabalhou com 147 pacientes. Os resultados foram comparados com os do PSA padrão e verificou-se que o PSE aumenta significativamente a precisão da detecção de homens em risco. Na verdade, a técnica apresentou 92% de sensibilidade e 94% de especificidade. Em outras palavras, ela possui grande potencial de fornecer com alta precisão resultados positivos e negativos.
Leia também: Cientistas investigam relação entre glicemia e tipos de câncer
Assim, o exame segue em desenvolvimento. Agora, a próxima etapa da pesquisa será a de avaliar o teste em um grupo de indivíduos onde o status do câncer é desconhecido. Dessa forma, ainda não se sabe quando sua comercialização irá ocorrer, mas seus pesquisadores seguem animados.
"Este novo teste PSE é preciso, rápido, minimamente invasivo e barato. Se for bem-sucedido em estudos maiores, pode melhorar significativamente o diagnóstico de câncer de próstata", explicaram os autores do estudo.
E agora que você sabe disso tudo, é possível que esteja se perguntando se você precisa realizar exames de detecção de câncer. Certo? Relaxe! Porque fazer alguns exames sem recomendação médica pode ser prejudicial à saúde. Portanto, vá em uma consulta médica para saber quais exames você verdadeiramente precisa fazer.
Leia também: 5 dicas de saúde para quem quer mudar de vida
Vale dizer também que, mesmo que a campanha Novembro Azul só ocorra no final do ano, é de suma importância estarmos sempre atentos para os sinais dessa doença. Logo, quando você perceber que está com problemas na próstata, procure rapidamente uma ajuda profissional.
Gostou do conteúdo? Então não esqueça de nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de mais novidades, curiosidades, dicas para prevenir o câncer de próstata e muito mais!
UFRJ estuda teste para identificar o perigoso vírus de Marburg
Preta Gil passa por nova sessão de quimioterapia e atualiza fãs
Guiné Equatorial confirma mais mortes por doença de Marburg
Câncer de pênis leva à amputação em 25% dos casos no Brasil; saiba como prevenir
Futebol uma vez por semana: é preciso cautela
Como prevenir o câncer de próstata