Em 2022, o Brasil registrou 1.933 casos de câncer de pênis e 459 amputações.
Com uma maior incidência em homens a partir dos 50 anos, o câncer de pênis é um tumor raro. No Brasil, ele representa cerca de 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) os casos são mais frequentes nas regiões Norte e Nordeste.
Segundo artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 25% dos casos registrados no país, resultam no paciente tendo o membro amputado. Só em 2022, o Brasil teve 1.933 registros de câncer de pênis e 459 amputações.
Leia também: 5 curiosidades sobre o corpo humano que você não fazia ideia
Se formos pegar o período de 2007 até 2022, a média é de 486 amputações anuais. Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia lança campanha de alerta para cuidados simples para prevenção.
O que é o câncer de pênis
Como já vimos acima, o câncer de pênis é um tumor raro. Ele se manifesta em uma ferida persistente ou uma tumoração localizada na glande, no prepúcio ou no corpo do órgão sexual masculino. Geralmente, ele atinge homens acima dos 50 anos, todavia, os mais jovens também podem ser vítimas dele.
Qual a causa do câncer de pênis
Ele pode ocorrer por conta de diversos fatores. No entanto, a má higiene ou ausência dela são as principais causas relacionadas a esse tipo de câncer.
Muitos homens, ainda hoje (2023), não sabem que a higienização precária leva a inúmeras doenças. Como consequência, essas podem levar a diversas complicações e até mesmo ao surgimento do tumor. Por isso, a SBU realiza pelo terceiro ano consecutivo no mês em que se celebra o Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, uma campanha de prevenção e combate ao câncer de pênis.
Campanha de prevenção e combate ao câncer de pênis
Promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia em conjunto com o Ministério da Saúde, a campanha de prevenção e combate ao câncer de pênis possui o intuito de conscientizar a população sobre esta doença.
Leia também: 7 formas naturais de acabar com a importência sexual
Durante todo o mês de fevereiro, médicos e profissionais da saúde irão esclarecer diversos pontos relacionados à doença nas redes sociais da SBU. Além disso, a entidade deixará disponível no Portal da Urologia, download de artes para divulgação da campanha e outros conteúdos complementares.
"A importância dessa campanha é suprir a deficiência de informações adequadas, e falar claramente sobre esse problema tão contundente em nosso país. Mensagens simples como 'lavar corretamente seu pênis' e a conscientização sobre a necessidade da cirurgia para o tratamento da fimose, que ocorre quando não se consegue puxar para trás a pele que cobre a ponta do pênis, e, desta forma, permitir que se lave corretamente a região que fica encoberta por essa pele que chamamos de prepúcio. Nessa campanha também disseminamos essas informações para os profissionais que estão na atenção básica à saúde, para que eles sejam os principais multiplicadores dessas importantes informações", explica o Dr. Alfredo Felix Canalini, presidente da SBU.
Prevenção do câncer de pênis
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, algumas ações podem ajudar na prevenção do câncer de pênis. São elas:
- Limpeza do pênis: Deve-se limpar adequadamente o órgão. Ou seja, com água e sabão, sem esquecer de puxar o prepúcio para higiene da glande. A limpeza deve ser realizada todos os dias e após as relações sexuais;
- Vacina do HPV: Disponível gratuitamente pelos SUS para a população de 9 a 14 anos, a vacina do HPV é importante para saúde e prevenção da doença;
- Postectomia: Realizar a retirada do prepúcio quando essa pele que encobre a cabeça do pênis não permite a higienização correta;
- Preservativo: Utilizar o preservativo para evitar contaminação por ISTs como o HPV.
O presidente da SBU acredita que a falta de informação é um dos maiores complicadores para prevenção da doença.
"Infelizmente o Brasil ainda é um país com uma enorme deficiência em escola de qualidade, e isso cria uma grande dificuldade de acesso à informação e de educação, incluindo os hábitos de higiene. E nisso incluímos as informações de como fazer a higiene correta do pênis e sobre a necessidade de procurar uma unidade de atenção básica à saúde quando for observado o aparecimento de qualquer lesão na região genital. A higiene correta ajuda a evitar a doença, e o diagnóstico precoce ajuda na cura do câncer sem a necessidade de tratamentos mais radicais como a amputação do pênis", declarou o Dr. Canalini para o Portal Urologia.
Leia também: Câncer de bexiga: saiba os sintomas da doença de Justus e Portiolli
Portanto, fica claro que é de suma importância o cuidado da higiene e saúde da genitália masculina. Sendo assim, é necessário que entre na rotina do brasileiro o hábito de ir numa consulta ao urologista. Muitos não sabem o que faz e quando é a hora de consultar um, mas o médico urologista é o profissional direcionado ao tratamento de todo o sistema urinário.
Agora que você já sabe que a prevenção do câncer é a melhor medida de combate, não deixe de ir ao médico e/ou alertar aos amigos e familiares da necessidade dos cuidados com o corpo. Gostou do conteúdo? Então confira nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de mais curiosidades e novidades.