Tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem levar ao câncer de garganta; Julho Verde promove conscientização.
O câncer de garganta é um dos subtipos mais comuns de câncer de cabeça e pescoço, assim como o de boca e o de tireoide. Segundo o Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço, o uso elevado de cigarros e álcool aumenta consideravelmente o risco de uma pessoa desenvolver a doença.
Diferenças entre câncer de laringe e de faringe
O câncer de garganta é dividido em câncer da laringe, que se manifesta no local das cordas vocais, e da faringe, que afeta o tubo das vias aéreas superiores por onde o ar transita até os pulmões.
Sintomas mais comuns
- Tosse persistente
- Rouquidão ou mudança na voz que não passa
- Dificuldade para engolir e sensação de caroço na garganta
- Irritação e dor de garganta persistentes
- Dor de ouvido
- Nódulo no pescoço
- Dificuldade para respirar
Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
Julho Verde é a campanha para conscientizar a população sobre um dos tipos de câncer mais comuns no mundo, que acomete aproximadamente 43 mil pessoas por ano no Brasil. O mês foi escolhido como forma de ampliação do Dia da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que acontece em 27 de julho.
A data foi instituída em 2014 pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço (IFHNOS). Em decorrência disso, foi nacionalmente adotada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
A expectativa é chamar a atenção para o autocuidado necessário para prevenção do surgimento e evolução dos tumores. E dessa forma, diminuir o número de diagnósticos tardios dessa doença que atua em órgãos acima do pescoço.
“Como todo tipo de câncer, quanto mais cedo for diagnosticado, menores serão as sequelas do tratamento e maiores as chances de cura”, alerta o Dr. Mituro Hattori Junior, cirurgião especialista do Hospital Paulista. O médico afirma que o Julho Verde é uma campanha de divulgação fundamental para estimular a população a procurar atendimento em caso de suspeita da doença. Sobretudo os homens, que por causa de certos hábitos estão entre os mais atingidos.
Cuide da sua saúde! Para ter o diagnóstico dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure um médico. Essa matéria tem apenas caráter informativo e não substitui uma consulta com especialista.