Aprenda a se prevenir do câncer de bexiga, que é um dos mais comuns em homens de meia-idade e idosos. Conheça os sintomas e tratamentos.
A maioria dos homens se preocupa com o câncer de próstata, mas poucos são os que pensam em câncer de bexiga – que é o mais comum em homens de meia-idade e idosos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o nono tipo mais incidente, em nível mundial. Já no Brasil, a ocorrência é superior a 150 mil casos por ano.
Um em cada cinco casos desse tipo de câncer ocorre depois da exposição a algumas substâncias químicas utilizadas na fabricação de corantes, tintas, tecidos e outros produtos. Além disso, o cigarro também é um dos principais vilões. Porém, se for diagnosticado cedo, o câncer de bexiga pode ser tratável. Confira os sintomas e as principais estratégias de prevenção!
Sintomas
Os principais sintomas incluem sangue na urina; dor para urinar; dor abdominal e necessidade frequente de urinar.
Confira as principais estratégias de prevenção do câncer de bexiga:
Confira as principais estratégias de prevenção do câncer de bexiga:
1. Pare de fumar
Se você fuma, o risco de contrair câncer de bexiga é duas a quatro vezes maior do que o de quem nunca fumou. Estudiosos estimam que dois terços de todos os casos de câncer de bexiga estão relacionados ao fumo. Por isso, quanto mais tempo de vício e maior a quantidade de cigarros fumados, maior é o risco.
Estudos confirmam que o sucesso em parar de fumar é duas vezes maior se você usar substitutos de nicotina, como chiclete ou spray nasal, e contar com algum grupo de apoio, como programas de aconselhamento. Procure ajuda.
2. Verifique a qualidade da água que você bebe
Beber água de poço ou água encanada com teores elevados de arsênico aumenta o risco de desenvolver câncer de bexiga.
O nível de arsênico deve ser menor do que 10 microgramas por litro. Leia o relatório que vem na conta emitida pela empresa que abastece a sua região. Se tiver poço, contrate uma empresa particular para fazer a análise de sua água.
3. Coma brócolis e couve-flor crus
Vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve e couve-de-bruxelas, são ricos em isotiocianatos. Você também pode servi-las com molho, confira algumas receitas aqui!
Estes antioxidantes inibem enzimas que produzem algumas substâncias no corpo que podem se transformar em câncer. Uma pesquisa mostrou que o consumo de três ou mais porções por mês diminuiu o risco em cerca de 40% em comparação com um consumo menor.
O cozimento destrói as enzimas necessárias à produção de isotiocianatos, reduzindo-as em 60% a 90%. Portanto, prefira comer essas hortaliças cruas. No caso de servi-las com molho, recomendamos que ele seja light. Você também pode servi-las com molho, confira algumas receitas aqui!
4. Prefira alimentos ricos em selênio
Este mineral é um antioxidante poderoso que está relacionado à baixa incidência de vários tipos de câncer, incluindo o de bexiga. No organismo, o selênio entra em contato direto com as células da bexiga, onde, presume-se, evita os danos causados por radicais livres (moléculas instáveis que “bagunçam” o DNA) e reduz o nível das toxinas cancerígenas.
Uma pesquisa que durou 12 anos, com aproximadamente 26 mil pessoas, mostrou que aquelas que apresentavam as taxas mais baixas de selênio no sangue tinham duas vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de bexiga do que as que apresentavam níveis mais altos.
O selênio é encontrado em vários alimentos. Entre eles a castanha-do-pará (a melhor fonte), cevada e peixe, incluindo o atum peixe, incluindo o atum. A maioria das pessoas não precisa de suplemento de selênio. Por isso, consulte o médico se você quiser fazer uso de um.
5. Tome leite desnatado e iogurte com baixo teor de gordura
Uma pesquisa espanhola mostrou que a ingestão de altos níveis de gordura saturada (encontrada em laticínios integrais e carnes) mais do que duplicam a taxa de câncer de bexiga. Outras pesquisas indicam que, de maneira geral, uma alimentação rica em gordura aumenta esse risco. Por isso, se você já tiver tendência a desenvolver esse tipo de câncer, adote uma dieta pobre em gordura.