As substâncias presentes no café podem ser verdadeiras aliadas para a saúde do coração, afirmam pesquisadores.
Um novo estudo aponta que o consumo moderado de café pode ser um grande aliado da saúde do coração e no combate ao diabetes. Isso se deve às outras substâncias benéficas contidas na composição da bebida, afinal, o café é muito mais do que apenas cafeína.
Foi revisada uma pesquisa do periódico científico GeroScience na qual é relacionado o consumo de café com a redução de doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2, além de também contribuir para o combate do acúmulo de gordura abdominal, hipertensão e de alterações nos níveis de colesterol.
Para chegar nesta conclusão, os pesquisadores se debruçaram sobre 284 estudos e apontaram que a fim de obter os benefícios que o café pode proporcionar, é necessário levar em consideração o grão que está sendo utilizado e o método de preparo.
Além disso, a quantidade de café também é a chave para a obtenção dos benefícios da bebida. Segundo o estudo, um adulto saudável pode consumir até quatro xícaras de café durante um dia sem comprometer a sua saúde, uma vez que o consumo excessivo de cafeína pode afetar o sono e causar ansiedade, isso equivale a 400mg de cafeína por dia.
No caso dos efeitos positivos do café para o sistema cardiovascular, há indícios que apontam que a própria cafeína é a responsável, uma vez que ela apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
O café também é rico em polifenóis que podem combater o estresse oxidativo e os processos inflamatórios do corpo, o que pode ajudar a modular os altos níveis de glicose e contribuir para combater o diabetes.
Os especialistas apontam que para obter os benefícios do café, é necessário consumir a bebida preparada de algumas maneiras. O café preparado em máquina e feito sob pressão tende a reter mais as propriedades positivas da bebida.
Quanto à adoçar o café, os especialistas dizem que a melhor forma de consumir o líquido é ele puro, sem adoçar ou adicionar leite. Contudo, pode-se utilizar açúcar desde que haja muita moderação.