Burnout: 7 sinais que você está se cobrando muito

O Burnout é uma síndrome silenciosa que deve ter seus sinais avaliados.

Cadu Guarieiro | 10 de Outubro de 2023 às 07:00

O Burnout começa no trabalho e afeta diretamente a vida pessoal. - Imagem: Wasan Tita/iStock

Nesta terça-feira (10) acontece o Dia da Saúde Mental. Dentre tantas condições em questão no que diz respeito ao psicológico, a Síndrome de Burnout tem ganho destaque nos últimos anos. Também reconhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, este mal é consequência do modelo produtivo contemporâneo de alta competitividade, demanda e situações de trabalho desgastantes, que resultam em exaustão extrema, estresse e esgotamento físico.

Leia também: Psicólogos ressaltam a importância do atendimento psicológico nas escolas para prevenir massacres

Burnout: 7 sinais que você está se cobrando muito

O Burnout é uma condição silenciosa, logo, estar atento aos seus sinais é fundamental. Confira, a seguir, alguns sintomar que podem indicar a condição.

1. Cansaço persistente

Ainda que a noite de sono seja proveitosa e o final de semana relaxante, a sensação de cansaço pode vir à tona, prestar atenção neste fator é fundamental, seja esta fadiga física ou mental.

2. Pressão constante que afeta a vida pessoal

A pressão para atingir metas e prazos, juntamente com a sensação de que o desempenho é constantemente avaliado, pode aumentar a ansiedade e, consequentemente, causar estresse, fator este capaz de influenciar relações fora do ambiente de trabalho.

3. Problemas de sono

Seja com dificuldade em adormecer, insônia ou acordar frequentemente durante a noite, os problemas de sono devem ser levados em consideração para avalição da Síndrome de Burnout.

4. Isolamento social

Evitar relacionamentos sociais e sentir-se emocionalmente distante dos outros também é um sinal de Burnout! Logo, caso esteja evitando eventos e encontros amistosos que anteriormente você não recusaria, acenda o sinal de alerta.

5. Problemas gastrointestinais

Muitas pessoas consideram o estômago com um segundo cérebro, e esta relação não é à toa. Afinal, os problemas gastrointestinais tendem a aparecer quando não estamos alinhados psicologicamente e emocionalmente.

6. Doenças físicas frequentes

Quando estamos abalados mentalmente, a imunidade enfraquece, podendo a levar resfriados frequentes e outros problemas de saúde.

7. Apatia e desinteresse

Caso atividades que antes eram consideradas gratificantes passem a ser desinteressantes, vale a pena ficar de olho, tendo em vista que a apatia está direteamente relacionada ao cansaço e ao estresse.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

saúde mental burnout emocional mente