A Síndrome de Burnout é consequência de situações de trabalho extremamente exaustivas
O apresentador Yudi Tamashiro ficou em observação na última terça-feira (23), em um hospital de São Paulo. De acordo com Mila, esposa do apresentador, o motivo da internação foi um quadro de burnout.
Leia também: Saúde Mental: Descubra agora as três principais causas da ansiedade
Yudi começou a sentir falta de ar, formigamento no braço e irritabilidade ao acordar. No mesmo dia, ainda que relutante, Mila o levou ao hospital. Não houve necessidade de internação, no entanto, o apresentador ficou sob observação médica.
"Ele foi diagnosticado com burnout, que é o excesso de trabalho, como eu já sabia. Ele está trabalhando muito. O que ele tem que fazer é descansar, continuar tomando as medicações e se afastar um pouquinho de vocês, das redes sociais". Afirmou a esposa.
O que é a Síndrome de Burnout?
Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, o burnout é um distúbio consequente de situações de trabalho desgastantes que exijam alta competitividade ou responsabilidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, este transtorno é mais comum em profissionais que lidam com responsabilidades constantes e sob pressão diária, como enfermeiros, jornalistas, policiais e professores.
Quando não identificado ou tratado de maneira adequada, o burnout pode se relacionar e desencadear outros transtornos emocionais como a ansiedade e depressão.
Quais são os sintomas da Síndrome de Burnout?
Diversos são os sintomas que possam indicar um quadro de burnout, e não é necessária a presença de todos para o diagnóstico. Em um primeiro momento os sinais ocorrem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar do tempo.
- Esgotamento físico e mental;
- Dor de cabeça frequente;
- Mudanças no apetite: sentir mais ou menos fome;
- Insônia;
- Pessimismo constante;
- Dificuldade para se concentrar;
- Sentimento de desesperança, fracasso e incompetência;
- Alterações repentinas de humor;
- Dores musculares;
- Isolamente;
- Hipertensão;
- Arritmia;
- Problemas gastrointestinais
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!