Ter aquele bronzeado lindo é um desejo de muitas mulheres, mas é preciso ouvir a opinião de profissionais.
Verão chegando e o desejo de ter aquele pele bronzeada só aumenta! Você já sofreu com queimaduras, pele avermelhada e desconfortos após exposição ao sol? Não sofra mais com isso, os profissionais apontam que não existe um bronzeamento saudável.
O bronzeamento seguro é uma utopia. A radiação causa danos ao nosso DNA celular. O bronzeado é considerado uma reação dedefesa da pele contra as agressões do sol, não é uma prática indicada por profissionais.
Benefícios de uma leve exposição ao sol
Dermatologistas apontam que bronzeamento saudável é um mito. Mas que o sol promove alguns benefícios para a saúde. Evitando exposição entre 10h e 16h, a vitamina D que o astro rei proporciona para pele pode ter efeitos bem positivos.
Benefícios da vitamina D:
- Fortalecimento dos ossos;
- Aumento da saúde muscular;
- Melhora do humor e alívio dos sintomas de depressão;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Longevidade saudável.
Esses benefícios só se consagram se o bronzeamento for feito com certos cuidados. Se feito em qualquer horário do dia, sem protetor solar e boa hidratação o bronzeamento pode causar malefícios graves como envelhecimento cutâneo, surgimento de manchas, queimaduras e doenças como câncer de pele.
Bronzeamento seguro existe?
O dermatologista Caio Lamunier, da Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma ao IG que qualquer bronzeamento , por si só, caracteriza uma agressão à pele. “Nosso organismo é programado para se defender de diversas agressões externas. Entre elas, estão as queimaduras e as agressões causadas pela radiação ultravioleta”, explica o médico.
Cuidados necessários para dias de calor:
- Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h;
- Hidratar a pele;
- Protetor solar é indispensável;
- Beber bastante água;
- Manter uma alimentação equilibrada.
A dermatologista Gabriela Schaefer publicou um vídeo no youtube com mais detalhes sobre bronzeamento saudável. Assista abaixo e não erre mais.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.