Entenda alta de casos de tuberculose no Brasil e a meta estabelecida pela OMS para combater o avanço da doença.
Thyago Soares | 26 de Dezembro de 2025 às 09:15
O Brasil registrou aumento nos casos de tuberculose e não alcançou as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde para redução da doença, revelam dados e estudos recentes. A situação preocupa autoridades de saúde porque a tuberculose segue como uma das infecções respiratórias mais importantes do país, com milhares de casos e mortes todos os anos.
A “Estratégia Fim da Tuberculose”, lançada pela OMS em 2014 com metas intermediárias para 2025 e objetivo final de eliminar a doença como problema de saúde pública até 2035, previa que até este ano o Brasil reduziria em 50% a incidência e em 75% a mortalidade por tuberculose em comparação com 2015.
No entanto, o país não só não atingiu esses índices, como registrou crescimento da doença desde 2015.
Dados oficiais mostram que em 2024 a tuberculose teve 85 mil casos no país e 6 mil óbitos. Já em 2023 a taxa de incidência da tuberculose chegou a cerca de 39,8 casos por 100 mil habitantes, número muito superior à meta de 6,7 casos por 100 mil habitantes estabelecida pela OMS para 2025.
Estudo da Fiocruz Bahia indica que se as condições atuais se mantiverem essa taxa pode continuar aumentando e chegar a 42,1 casos por 100 mil habitantes até 2030, bem acima do objetivo internacional.
O aumento de casos no Brasil reflete fatores sociais e estruturais que facilitam a transmissão da doença. Pesquisadores citam aglomerados populacionais, pobreza, desigualdade social e sistema prisional superlotado como determinantes que contribuem para a circulação contínua do Mycobacterium tuberculosis, bactéria causadora da tuberculose.
No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a incidência atingiu 75,3 casos por 100 mil habitantes em 2024, a segunda maior taxa do país, com cerca de 18 mil registros, o maior número absoluto de casos nesse estado.
Embora esses números mostrem a dificuldade em lidar com a doença e a falha no cumprimento da meta da OMS, o Brasil também tem avanços no enfrentamento da tuberculose. Dados divulgados recentemente indicam que o país atingiu alta taxa de detecção da doença, com cerca de 89% dos casos sendo identificados e notificados, além de liderar a cobertura de serviços de saúde voltados ao tratamento da tuberculose, incluindo estratégias de diagnóstico e acompanhamento dos pacientes.
Se você se interessa por saúde e informações relevantes, a revista Seleções traz reportagens confiáveis e completas mensalmente. Assine a versão impressa e receba esses conteúdos de qualidade.
Estudo aponta que o sol pode contribuir para a saúde de quem tem diabetes; entenda
Estações de metrô recebem pontos de vacinação no Rio de Janeiro
Vacina contra a dengue do Butantan: entenda quem será prioridade na vacinação
Dois medicamentos populares foram suspensos pela Anvisa; saiba quais