Profissional explica o momento ideal de iniciar os cuidados preventivos com o botox
De truques caseiros que viralizam nas redes sociais a procedimentos estéticos cada vez mais avançados, a prevenção (ou correção) dos sinais do envelhecimento continua entre os principais objetivos de quem busca tratamentos de beleza.
Segundo a Dra. Karen Gomes, uma das maiores especialistas em estética facial do Brasil, é possível, sim, manter uma aparência jovem por mais tempo. O segredo está em começar a se cuidar o quanto antes e adotar um gerenciamento eficiente do processo de envelhecimento.
Inspirada nos cuidados de beleza coreanos, a técnica busca retardar os sinais do envelhecimento ao aproveitar a elevada produção de colágeno durante a juventude.
Embora o ideal seja iniciar o quanto antes, a dentista afirma que o tratamento pode ser feito em qualquer fase da vida. O benefício de começar precocemente está justamente em preservar a naturalidade, reduzindo as chances de exageros, já que o gerenciamento contínuo garante uma estética suave e equilibrada.
Prevenção é o foco principal
“É começar a cuidar antes de envelhecer. Muita gente pensa que só precisa cuidar do rosto quando os sinais de envelhecimento aparecem, só que a Coreia, que é pioneira quando se fala em beleza e estética, foca no cuidado do rosto desde bebê. Então lá gerenciam o envelhecimento antes dele acontecer.”
Para que o gerenciamento seja bem-sucedido, procedimentos como bioestimuladores de colágeno, botox, peeling, preenchimentos e a boa e velha skin care são aliados.
Quanto mais cedo, melhor o resultado
A profissional indica o início do “tratamento” a partir dos 21 anos. “Já iniciar com o botox, com os cuidados da face, peeling, colágenos, aproveitando que a produção ainda está em alta nessa fase, antes dela despencar.”
Com uma boa conversa e alinhamento de expectativa e planejamento, o risco de exageros pode ser evitado. “O exagero já foi algo visto como "legal", hoje em dia já não é mais. Podemos ver muitos famosos hoje removendo os preenchedores e optando por algo mais natural.”
Além disso, caso o paciente opte, os preenchedores são reversíveis através do uso da Hialuronidase, que é a enzima que degrada o ácido.
A manutenção depende de cada caso e de cada organismo, podendo acontecer de 6 em 6 meses ou de ano em ano. Karen adverte que para uma boa continuidade dos resultados, deve-se manter uma boa alimentação e beber bastante água, além de reposição de vitaminas orais.
Derretimento da face, olheiras e rugas são queixa mais comum de quem procura por procedimentos para o gerenciamento do envelhecimento. Mas uma vez feito, praticamente todos os efeitos são instantâneos, afirma.
Leia também: “Da dor ao prazer”: livro sobre saúde sexual feminina promete transformar a vida de cada mulher