Pesquisas demonstram que podemos adicionar boca seca à lista de sintomas da Covid-19. Cerca de 40% das pessoas infectadas podem ter boca seca.
Douglas Ferreira | 4 de Outubro de 2021 às 12:00
Sim, você pode adicionar boca seca à lista crescente de possíveis sintomas da Covid-19. Pelo menos é isso o que algumas pesquisas apontam.
De acordo com um estudo no Journal of Dental Research, cerca de 40% das pessoas com Covid-19 podem apresentar sintomas de boca seca durante ou após a doença. Em alguns casos os infectados podem até mesmo sentir a sensação de boca seca antes de quaisquer outros sintomas de Covid-19.
Leia também: Covid-19: saiba quais são os sintomas da variante Delta
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre esse sintoma, incluindo sua conexão com a Covid-19 e outras causas de boca seca.
Suas glândulas salivares normalmente produzem saliva, que se libera na boca através de dutos. A boca seca ou xerostomia ocorre quando a produção de saliva diminui ou para, gerando um desconforto que pode causar dificuldades para engolir, falar e comer.
Além disso, a saliva protege sua boca e dentes. Quando está em falta, você pode desenvolver cavidades e/ou infecções bucais dolorosas, incluindo infecções fúngicas ou candidíase.
A saliva de pessoas com Covid-19 pode conter altos níveis do vírus. Esta é uma das razões pelas quais os testes de saliva da Covid-19, incluindo testes domiciliares, podem ajudar a detectar o vírus.
E agora uma pesquisa na revista Nature Medicine fornece pistas sobre como a Covid-19 afeta a boca e a saliva.
Uma equipe de pesquisadores do Wellcome Sanger Institute em Cambridge, Reino Unido e outras organizações nos EUA e no Reino Unido, identificou o receptor da enzima conversora de angiotensina 2, ou receptor ACE2, em células das glândulas salivares e tecidos que revestem a boca. Esta é a proteína que o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, utiliza como porta de entrada para o organismo.
Os pesquisadores também descobriram que o vírus pode se multiplicar nas células de suas glândulas salivares. Os pesquisadores expuseram a saliva de oito pessoas com Covid-19 assintomática a células saudáveis cultivadas em um prato. Este experimento levou à infecção das células saudáveis.
Os pesquisadores também coletaram saliva de um grupo separado de 35 voluntários com Covid-19 leve ou assintomática. Aquelas pessoas sintomáticas com níveis mais altos do vírus na saliva eram mais propensas a relatar perda de paladar e olfato do que aquelas com níveis mais baixos de saliva. Isso ajuda a explicar alguns dos sintomas orais da Covid-19, como perda de paladar, bolhas e boca seca.
“Não são apenas gotículas respiratórias que entram nas vias aéreas superiores do pulmão pelo nariz”, explica o Dr. Blake M. Warner, investigador clínico assistente e chefe da unidade de distúrbios salivares do Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial dos Institutos Nacionais de Saúde em Bethesda, Maryland. “Partículas podem ser geradas na boca, e ao conversar com outras pessoas você pode acabar transmitindo a Covid-19.”
Esta é mais uma evidência que mostra que usar máscaras em espaços públicos pode ajudar a evitar a propagação da Covid-19, diz ele.
Outro pequeno estudo na Future Virology descobriu que a boca seca pode estar entre os primeiros sintomas da Covid-19, abrindo uma janela para evitar a transmissão.
Cerca de 60% das pessoas relataram sentir a boca seca três a quatro dias antes de qualquer outro sintoma de Covid-19. Outros disseram que a boca estava seca simultaneamente ou por um a dois dias após o início de outros sintomas da Covid-19. A boca seca tendia a melhorar com o tratamento para a Covid-19.
Claro, existem muitas outras causas potenciais de boca seca além da Covid-19, incluindo efeitos colaterais de medicamentos, álcool, cafeína ou uso de tabaco e/ou certas condições médicas subjacentes.
O tratamento das causas da boca seca começa com escolhas de estilo de vida, incluindo beber mais água, especialmente durante as refeições. Mastigar chiclete sem açúcar com xilitol pode adicionar umidade de volta e até evitar cáries, afirma Dr. Warner.
Observe que o novo início da boca seca – mesmo na ausência de outros sintomas – sem qualquer causa conhecida é suficiente para considerar o teste para Covid-19, aconselha o Dr. Warner.
Atenção:
A melhor maneira de prevenir a Covid-19 é através da vacinação. Por isso, procure um posto de vacinação assim que puder. Mas, lembre-se: mesmo após receber o imunizante, continue usando máscaras e mantenha os protocolos de higiene.