A bipolaridade é um transtorno mental caracterizado por alternâncias extremas de humor, que variam entre episódios de depressão e episódios de mania ou hipomania.
A bipolaridade é um distúrbio complexo caracterizado, principalmente, pela alternância entre estados depressivos e estados de mania. Existem diferentes tipos do transtorno, sendo o tipo 1 responsável por sintomas intensos, períodos maiores e quadros graves que podem precisar de internação hospitalar. O tipo 2 é um quadro mais leve, com menos impacto na vida da pessoa, o tipo não especificado ou misto, em que não é possível classificá-lo em um dos anteriores e o ciclotímico, que está associado à oscilações de humor em um único dia e o mais leve dos tipos.
Esse transtorno afeta homens e mulheres na faixa dos 15 a 25 anos, mas pode acometer tanto pessoas mais jovens quanto mais velhas. Não se sabe a causa específica da bipolaridade, contudo episódios de depressão, estresse, puerpério, uso de certos medicamentos, como corticóides, e alterações da tireóide podem estar relacionados à manifestação da condição.
Você também pode gostar:
Lucas Lucco alerta para necessidade de cuidar da saúde mental
Recentemente, o cantor Lucas Lucco revelou que desde os seus 10 anos sofre com sintomas do transtorno bipolar. A revelção cocorreu um ano após o cantor anunciar a pausa na carreira para cuidar da saúde mental.
Nos últimos dias, Lucas Lucco voltou a desabafar sobre seu diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar e preocupou os fãs ao aparecer abatido em vídeo. O cantor e ator, que além da bipolaridade é diagnosticado também com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), compartilhou como se sente.
"Acho muito louco mostrar isso. Cada dia você acorda de um jeito. Um dia mal, outro legal. E você tem que acordar, trabalhar, não tem chororô. (...) As pessoas não sabem que o maior mal daqui para frente são as doenças invisíveis e os machucados que não sagram", refletiu.
O artista afirmou também que o seu novo propósito é promover o debate na sociedade e conscientizar as pessoas da importância de cuidar da saúde mental.
"O meu propósito, a partir do momento que eu me sentir pronto, é de poder realmente ajudar a abordagem sobre saúde mental no nosso país que hoje ainda é muito limitada.Quando temos um propósito, não ligamos para o que as pessoas vão falar. O foco é ajudar", declarou.
Quais os sintomas da bipolaridade?
Na fase depressiva, os principais indícios do transtorno são tristeza excessiva, apatia, desinteresse por atividades, isolamento social, alterações no sono e no apetite e sentimentos de desesperança e culpa. Já no episódio de mania, a pessoa sente euforia, cheia de energia, com autoconfiança autoestima elevadas de maneira exuberante. Além disso, apresenta pouca necessidade de sono, irritabilidade e impaciência. Nesse caso, o período dura menos do que a fase depressiva e pode acabar de forma brusca. É justamente essa mudança repentina de humor mostrada no vídeo publicado por Lucas Lucco.
O diagnóstico da bipolaridade é feito através da avaliação de um médico, e costuma levar tempo para ser feito com precisão, uma vez que seus sintomas podem ser confundidos com os de outros transtornos. E embora não exista uma cura, tratamentos com remédios, psicoterapia e apoio ajudam a controlar os sintomas e permite uma melhor qualidade de vida.