Você sabe quais são os benefícios do vinagre de maçã? Muito utilizado, ele pode ter diversos usos e funções para a sua saúde. Confira!
Ana Luiza Vasconcelos | 14 de Janeiro de 2021 às 15:00
Bastante conhecido e utilizado na cozinha brasileira, os benefícios do vinagre de maçã são inúmeros. Você sabia, por exemplo, que ele é um ótimo aliado do fígado? Ou então, que seu consumo está relacionado a menor incidência de problemas cardiovasculares?
Confira agora a nossa lista de benefícios do vinagre de maçã e algumas sugestões de uso para garantir a saúde e evitar doenças!
O vinagre de mação tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo capaz de impedir o depósito de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo a chance de entupimento das artérias e, consequentemente, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares; derrames; infarto, e atuando no controle da pressão arterial.
Além disso, ele reduz o LDL, mais conhecido como colesterol ruim, e os triglicerídeos também.
De acordo com alguns estudos, o vinagre de maçã melhora a ação da insulina e reduz a produção de glicose pelo fígado, que é responsável pelo controle do diabetes. Mas para isso, o vinagre deve ser inserido em uma alimentação saudável e equilibrada.
Leia mais: 7 sintomas de diabetes que todo homem deveria saber
Por ser um composto de fibras, ele ajuda a diminuir a absorção de carboidratos (açúcares) pelo intestino. E assim, ajuda a controlar possíveis picos de glicemia após as refeições.
Ainda são necessários mais estudos quanto as propriedades antimicrobianas do vinagre de maçã.
Leia mais: 5 bactérias que fazem bem para sua saúde
Entretanto, ele já mostrou sua eficácia no combate contra alguns microrganismos naturalmente já presentes no organismo, mas que em grandes quantidades podem causar infecções urinárias, gastrointestinais e de pele.
Foram eles: Candida albicans, Escherichia coli e Staphylococcus aureus.
Como já dito, o vinagre pode atuar diretamente no fígado, melhorando sua atividade por ser rico em ácido gálico, lático, málico e cítrico. Também pode diminuir a gordura no fígado e, desse modo, prevenir o desenvolvimento da esteatose hepática, doença causada pelo acúmulo de gordura no órgão.
Um dos benefícios do vinagre de maçã também é auxiliar na digestão dos alimentos devido à sua riqueza de fibras e ácidos. Ele protege o estômago, alivia os sintomas de má digestão; facilita a digestão e diminui a sensação de estômago pesado após a refeição.
Ao proteger o estômago, equilibrando o PH, o vinagre de mação também regula sua acidez. E assim, combate também os sintoma do refluxo gastroesofágico, como azia, sensação de queimação e de peso no estômago.
A síndrome do ovário policístico é algo que assola muitas mulheres. Apesar da causa não ser bem compreendida, ela envolve diversos fatores genéticos e ambientais. E, claro, alguns hábitos também interferem melhorando ou piorando os sintomas.
Alguns estudos já comprovaram que um dos benefícios do vinagre de maçã é restaurar o processo de ovulação. Isso ocorre por meio da melhora da sensibilidade à insulina.
As propriedades antioxidantes presentes no vinagra ajudam a combater os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento das células, portanto, o vinagre melhora a qualidade da pele e ajuda a retardar o envelhecimento.
Como já dito, o vinagre é rico em ácidos e tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam o corpo a combater inflamações. E com a acne não é diferente, uma vez que trata-se de uma inflamação.
Portanto, além de tudo, o vinagre também ajuda a reduzir e prevenir a acne.
O ácido acético é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcares. E assim, faz com que os carboidratos passem direto pelo trato digestivo, sendo vistos pelo organismo como fibras insolúveis que não podem ser digeridas e sendo eliminadas.
Antes de consumir o vinagre de maçã, consulte um nutricionista para que ele possa fazer um acompanhamento do seu caso.
Além disso, é importante também que sempre que possível opte pelo vinagre orgânico, não pasteurizado e não filtrado. E ainda, que ele apresente uma fina teia boiando em seu conteúdo — que são enzimas e cultura bacteriana benéfica presentes no processo de fermentação.
Estudos mostram que o indicado é ingerir até duas colheres de sopa de vinagre de maçã, cerca de 30 ml, diariamente.
Pode ser consumido na salada, cerca de uma colher de chá no almoço e outra na janta e o restante da quantidade indicada pode ser diluída em água ou em algum suco ao longo do dia. O mais indicado é que não o consuma puro.
Pela riqueza de ácidos presente no vinagre, o consumo exagerado do mesmo pode levar à irritação gástrica. Além disso, em alguns casos, também pode mudar o PH do sangue e causar uma acidose metabólica. Entretanto, é preciso ter um elevado consumo para chegar a esse ponto.