Conheça alguns benefícios do mel para a saúde de acordo com a ciência e saiba como incluir esse alimento na sua rotina pode te ajudar.
Thyago Soares | 3 de Outubro de 2025 às 10:00
O mel é muito mais do que um adoçante natural e é também tido como um alimento funcional com respaldo científico. Pesquisas modernas apontam que seus compostos bioativos podem proporcionar benefícios e conferir propriedades para a saúde, beneficiando o organismo de múltiplas formas. Fique conosco para entender como o consumo de mel no cotidiano pode contribuir para o seu bem-estar!
O mel é rico em compostos fenólicos e flavonoides, que neutralizam radicais livres e reduzem o estresse oxidativo, um dos processos envolvidos no envelhecimento precoce e no desenvolvimento de doenças crônicas.
Graças à sua baixa atividade de água, acidez natural e presença de compostos como peróxido de hidrogênio, o mel inibe o crescimento de bactérias, fungos e vírus. Quando aplicado topicamente, ele acelera a cicatrização de feridas, queimaduras e úlceras.
Em adultos e crianças acima de 1 ano, o mel foi comparado com xaropes para tosse e mostrou eficácia superior no alívio da irritação da garganta e na redução da frequência de tosse em infecções das vias respiratórias superiores.Sua textura viscosa cria uma película protetora que acalma a mucosa irritada.
O mel pode auxiliar na digestão ao modular a microbiota intestinal e atuar contra bactérias patogênicas no intestino. Também há relatos de que o mel protege a mucosa gástrica contra lesões e úlceras, ao estimular a produção de substâncias protetoras no estômago.
Apesar de ser predominantemente açúcar (glicose e frutose), o mel contém traços de minerais importantes como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, além de vitaminas do complexo B e compostos bioativos. Esse perfil torna o mel energeticamente denso e funcional.
Alguns estudos sugerem que o consumo moderado de mel pode melhorar o perfil lipídico do organismo, reduzindo colesterol LDL e triglicérides, contribuindo para a saúde cardiovascular.
O mel é a prova de que existem alimentos que combinam um sabor delicioso e ainda podem beneficiar a saúde. Quando consumido de forma moderada, o mel pode contribuir de múltiplas formas para o bem-estar do corpo.
Dormir com a boca tapada faz mal? Prática preocupa especialistas
Paracetamol na gravidez causa autismo em crianças? Entenda o que a ciência já sabe
Smoothies: quando são aliados e quando viram bomba calórica
Tomar chá verde à noite atrapalha o sono?