Rico em antioxidante e outros nutrientes, o damasco é saboroso e de fácil digestão. Confira os benefícios do damasco para sua saúde!
Julia Monsores | 14 de Abril de 2020 às 17:00
Rico em antioxidante e outros nutrientes, o damasco é saboroso e de fácil digestão. Além disso, também é pouco calórico (cerca de 50 calorias em três damascos frescos e 85 em dez metades secas) e praticamente não tem gordura. Mas os benefícios do damasco não param por aí… Confira agora quais são eles!
A cor intensa do damasco indica a presença de carotenoides, especificamente o antioxidante betacaroteno, relacionado com a prevenção do câncer.
Damascos contêm pectina, fibra solúvel que ajuda a diminuir o LDL-colesterol.
Damascos são uma fonte especialmente boa de potássio. Além disso, eles também têm muita fibra, ferro e betacaroteno. O processo de secagem aumenta a concentração desses nutrientes, que são bons para o sistema circulatório.
Independentemente da forma, os damascos são ricos em ferro e potássio, um mineral essencial para a função nervosa e muscular apropriada, que também ajuda a manter a pressão arterial normal e o equilíbrio hídrico do corpo.
O betacaroteno no damasco ajuda a prevenir a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. De acordo com alguns estudos, o consumo de altos níveis de vitamina A reduz em até 40% o risco do desenvolvimento de cataratas — confira alguns alimentos ricos em vitamina A!
Embora comer damascos fresco seja uma maneira de obter vitamina C (que é diminuída pela exposição ao calor e ao ar quando os damascos são secos), outras substâncias, como o betacaroteno e a pectina, ficam na verdade mais disponíveis para o organismo quando os damascos são cozidos.