4 benefícios do chuchu para a sua saúde

Conheça alguns dos principais benefícios surpreendentes que o chuchu pode proporcionar para a sua saúde.

Thyago Soares | 16 de Setembro de 2025 às 11:00

O vegetal pode beneficiar a saúde de forma surpreendentes. - Reprodução / Freepik

Você acreditaria se nós te contássemos que o chuchu é um superalimento? É dessa forma que a comunidade médica classifica esse vegetal, que para muitos, é considerado ‘sem graça’. O chuchu possui um sabor suave, mas esconde uma série de benefícios nutricionais importantes, desde compostos bioativos à fibras que podem ajudar no controle do peso.

4 benefícios do chuchu que você não conhece

1. Ele é pouco calórico

A cada 100 gramas, o chuchu cru traz cerca de 19 calorias, o que o torna bastante leve. Ele possui água em abundância mais de 90% de sua composição, fibras solúveis e insolúveis, e minerais como potássio, fósforo e magnésio.

2. Ajuda na digestão e saciedade

Graças à combinação de fibras e água, altamente presentes na composição do vegetal, o chuchu ajuda a manter o intestino regulado, combater a prisão de ventre e favorecer o crescimento de bactérias “boas” no intestino da microbiota intestinal. As fibras também ajudam a prolongar a sensação de saciedade, o que pode ser um suporte para quem busca controlar peso.

RELACIONADAS

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Chili de salsicha delicioso e fácil de fazer

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

3. Controle de glicose, colesterol e pressão

Consumido com regularidade, o chuchu pode ajudar a mitigar picos de açúcar no sangue,  especialmente útil para prevenir resistência à insulina. Ele também atua no controle do colesterol “ruim” (LDL), auxiliando na absorção de gorduras e evitando a oxidação de lipídeos no sangue. Além disso, por ser fonte de potássio e pobre em sódio, o consumo de chuchu favorece o equilíbrio dos eletrólitos no corpo, colaborando para manter a pressão arterial sob controle.

4. Efeito antioxidante

Os flavonoides presentes no chuchu, como a quercetina e a vitamina C, desempenham papel de protetores celulares, neutralizando os radicais livres e contribuindo para combater o envelhecimento precoce e as doenças crônicas.

Vale ressaltar que apesar de beneficiar a saúde de múltiplas formas, incluir o chuchu na sua dieta não vai agir como um remédio milagroso. Seja para quem deseja cuidar da saúde ou até mesmo para quem quer emagrecer, é necessário apostar em uma dieta balanceada e com boa diversidade alimentar.

Como incorporar o chuchu na alimentação

Deseja incorporar o chuchu na sua rotina alimentar? Esse vegetal é versátil e pode ser preparado de várias formas sem perder seus benefícios, por exemplo, cozido no vapor ou em água, refogado com alho, cebola e temperos simples ou ainda em sopas, caldos e purês, aproveitando inclusive as cascas e folhas, que também oferecem nutrientes extras quando bem higienizadas.

Compartilhe:
alimentação saúde dieta chuchu superalimento

AS MAIS LIDAS

Multitarefa prejudica a produtividade e aumenta estresse, aponta estudo

Insuficiência venosa crônica: quais os sintomas da doença que atinge Donald Trump

Babosa: conheça 5 benefícios e como usar

Estudo do MIT revela que uso excessivo do ChatGPT pode afetar memória e criatividade