Você gosta de tomar chás? Então confira os benefícios do chá de gengibre, excelente termogênico que você pode fazer em sua casa!
Laura Oliveira | 1 de Março de 2021 às 19:00
O gengibre é um tubérculo bastante usado na culinária e na medicina. Com uma grande diversidade de benefícios terapêuticos, o gengibre pode ser consumido em receitas e bebidas, a mais comum é o chá, que tem muitos benefícios.
Leia também: Chá para diabetes: 5 chás para controlar naturalmente a glicemia
Apesar de ser vendido de diversas formas, para o chá o ideal é que o gengibre esteja fresco e íntegro, com casca bem lisa e que não esteja murcho. Para saber se seu gengibre ainda está bom, confira se a parte interior está bem amarelada e sem muitas fibras.
Por possuir compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias, o gengibre é uma ótima opção para combater a azia. Ele têm o poder de diminuir a acidez e relaxar a musculatura do estômago. Conheça também outras 15 formas de combater a azia.
A ação anti-inflamatória do gengibre auxilia nos sintomas de cólicas menstruais e dores em pessoas com artrite e artrose. Essa conclusão foi feita por pesquisadores do Journal of Alternative and Complementary Medicine. Eles avaliaram 150 mulheres que ingeriram 1 g de gengibre por 3 dias durante o período menstrual para comprovar o estudo. Sofrendo com a cólica? Veja essas 7 dicas infalíveis para aliviar.
A revista Pharmacology and Therapeutics explica que o Alzheimer é caracterizado por uma formação de placas que destroem progressivamente os neurotransmissores. Assim, segundo seu estudo em laboratório, o extrato do gengibre é capaz de diminuir o acúmulo dessas placas. Entenda melhor o que é o Alzheimer, sintomas e tratamentos.
Por possuir ações antioxidantes, o gengibre pode combater o envelhecimento precoce. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias são capazes de minimizar os sintomas de artrite, dores musculares e doenças respiratórias. Confira outros 17 alimentos que atuam como anti-inflamatórios naturais.
As náuseas podem surgir durante tratamentos de quimioterapia, na recuperação de cirurgias e durante a gravidez. Porém, com o consumo diário de chá de gengibre por alguns dias, de preferência pela manhã, as náuseas podem ser combatidas. Veja outras dicas para reduzir o enjoo.
O gengibre possui propriedades como o zingibereno e curcumeno, que ajudam a proteger as células do pâncreas e auxiliam também no equilíbrio dos níveis de insulina. Dessa forma, aumenta a resistência à diabetes. Entenda melhor o que é a diabetes, o que causa e quais são os sintomas.
O gengibre possui compostos antimicrobianos e anti bactericidas. Por isso, é uma ótima opção para ajudar no combate a doenças respiratórias tais como asma, resfriados ou gripe.
Leia também: 6 alimentos que ajudam a amenizar a asma
Além disso, também fortalece o sistema imunológico e auxilia na recuperação por infecções como a faringite, amigdalite e outras infecções na boca e na garganta. Descubra como é feito o diagnóstico de um problema respiratório.
Possuindo propriedades que aumentam o esvaziamento do estômago e melhoram náuseas e vômitos, o gengibre é um potente antioxidante que ajuda no processo de digestão e previne a gastrite. Descubra outras maneiras de evitar a gastrite.
Apesar de atuar na prevenção de úlceras e gastrite, o chá de gengibre é contraindicado quando a pessoa já possui essas doenças, pois pode causar irritações e complicações. Uma das reações do gengibre é aumentar a circulação sanguínea e por isso não é indicado para quem é hemofílico.
O zingibereno e curcumeno presentes no gengibre, além de ajudarem no combate à diabetes, também são responsáveis pela diminuição de radicais livres no organismo. Dessa forma, o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas é drasticamente minimizado. Descubra outros 7 alimentos que ajudam a prevenir o câncer.
Ao inibir a enzima que converte a angiotensina, responsável pelo estreitamento dos vasos sanguíneos, o gengibre é capaz de evitar o aumento da pressão arterial. Além do consumo de gengibre, outras alternativas também podem ajudar: confira 12 passos para reduzir a hipertensão arterial.
Por vezes é usado com o objetivo de emagrecimento. Por ser um termogênico, atua na aceleração do metabolismo, e no aumento da temperatura. E, atrelado à uma boa alimentação e práticas de exercícios, oferece grandes benefícios no emagrecimento.
Segundo um estudo publicado em 2018 na revista Pharmacology and Therapeutics, cientistas apontam a existência de propriedades capazes de melhorar a memória e reduzir os danos causados por um AVC.
Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.
Benefícios do abacaxi: 15 razões para você incluir essa fruta na sua dieta
Descubra os principais benefícios dos alimentos antioxidantes
Conheça os benefícios do bicarbonato de sódio para a saúde
6 benefícios do atum para a saúde
7 benefícios das frutas vermelhas para a saúde
Benefícios do chocolate amargo para a saúde