Quem não toma um cafézinho ao acordar ou no lanche da tarde . Saiba quais são os benefícios do café para a nossa saúde?
Douglas Ferreira | 24 de Maio de 2018 às 18:00
O café é uma das bebidas mais populares no Brasil, e não é à toa que ganhou o seu próprio dia em nosso calendário: 24 de maio – Dia nacional do café. Nós adoramos dar uma pausa no trabalho para tomar um cafezinho e sentir aquele cheirinho relaxante. Mas ficam algumas dúvidas no ar: o café realmente faz bem à saúde? Quais são seus benefícios quando aliados a uma alimentação saudável?
Para sanar essas e outras dúvidas confira a nossa lista abaixo com 8 benefícios do café para a sua saúde.
A cafeína é um dos elementos encontrados em quase todos os suplementos alimentares de auxílio na perda de peso. Isso ocorre porque a cafeína acelera o metabolismo, queimando uma quantidade maior de gordura em menos tempo. Contudo, somente beber café não fará você emagrecer. Ele apenas o ajudará a alcançar o seu objetivo mais rápido se aliado a prática regular de exercício.
A cafeína também é um potente estimulante psicoativo. Quando você bebe o café, uma parte dessa substância vai para o seu cérebro e gera uma série de reações químicas que faz com que ele trabalhe mais rapidamente, melhorando seu humor, energia, memória, tempos de resposta e funcionamento cognitivo geral.
Pouquíssimas pessoas sabem, mas beber café preto, sem exageros, pode ajudar a evitar a cirrose.
Segundo pesquisadores de um instituto italiano, a cafeína apresenta propriedades benéficas que, se consumida em dose adequada, inibe a ação das enzimas que desencadeiam a cirrose.
Nesse estudo foram analisadas 100 pessoas durante dois meses. Através dos dados coletados, foi possível comprovar que aqueles que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia tiveram um risco de cirrose cinco vezes menor que aqueles que não tomaram a bebida com a mesma frequência.
O café é um antioxidante natural que protege a pele do efeito dos radicais livres que causam envelhecimento prematuro. O corpo humano absorve mais nutrientes do café do que de outras fontes populares de antioxidantes como frutas e legumes; parece difícil de acreditar mas é verdade, o bom e velho café sai na frente nessa!
Cientistas americanos comprovaram que quem bebe até seis xícaras de café por dia está mais protegido contra o diabetes tipo-2. A hipótese é que os vários antioxidantes e outros componentes da bebida favorecem o controle da glicemia. Mas atenção! Para se obter esse efeito é preciso que o café seja tomada sem açúcar ou com quase nada de açúcar.
A cafeína presente no café pode deixar a pessoa agitada, mas parece que ocorre o efeito inverso em quem tem Parkinson. Ao invés de deixar o indivíduo mais agitado, ela ajuda a aliviar os tremores e a recuperar os movimentos.
A doença de Parkinson está associada à queda dos níveis de dopamina do organismo. Segundo pesquisadores canadenses, a cafeína tem o efeito de aumentar os níveis de dopamina no cérebro, com isso causando a diminuição da intensidade dos tremores e o aumento da mobilidade geral. Estima-se que quem bebe café regularmente diminui de 32% a 60% a possibilidade de desenvolver a doença.
A dopamina não previne só o Mal de Parkinson, ela é um neurotransmissor fortemente ligado ao sentimento de prazer e felicidade. Isso explica porque pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm uma chance 20% menor de ter depressão e 50% menos propensos a cometer suicídio.
Além de todos os benefícios citados acima, o café também reduz chances de desenvolver câncer em diversas partes do corpo. Isso ocorre porque o café é uma substância muito rica em antioxidantes e minerais, que ajudam a evitar a degradação e alteração das células.
Pessoas que bebem pelo menos 3 a 4 xícaras de grão moído ou torrado, por dia, tem o risco de desenvolver câncer diminuído. Embora os benefícios do café não estejam relacionados com a cafeína, o café descafeinado não possui um poder de proteção tão grande. Pesquisadores acreditam que isso ocorra pelo fato de que, ao realizar a extração da cafeína, o café perca antioxidantes e vitaminas essenciais.
Beber café todos os dias, em quantidades moderadas, não faz mal para a saúde da maioria das pessoas. Na verdade, como explicado acima, o consumo moderado de café pode trazer diversos benefícios para o corpo e a mente.
A quantidade ideal de café por dia varia de acordo com cada pessoa, mas a maioria dos especialistas recomenda o consumo de até 400mg de cafeína por dia, o que equivale a aproximadamente 3 xícaras de café.
Pessoas com ansiedade, insônia ou problemas cardíacos devem evitar beber café. Isso porque o café pode intensificar os sintomas dessas condições. Caso ainda queira beber café, o recomendado é consumir com muita moderação e evitar mais do que 1 xícara de café por dia.
A pessoa que sofre com gastrite também deve evitar consumir a bebida. Isso porque a cafeína estimula a secreção gástrica e pode causar desconforto no estômago.
As informações dessa matéria foram retiradas de material publicado pela Revista Seleções e revisados por um especialista.