Além de saborosa e refrescante, você sabia que existem diversos benefícios da uva para sua saúde que são desconhecidos? Confira.
A uva é uma das frutas mais queridinhas dos brasileiros. Saborosa e refrescante, ela é encontrada facilmente em qualquer mercado ou feira. Porém, muitas pessoas ignoram ou não sabem que há diversos benefícios da uva para nossa saúde.
Leia também: A história da uva contada por ela mesma
Como você já deve saber, a uva tem uma variação entre a cor roxa, vermelha e verde. Assim, também existe uma mudança entre os sabores de cada, todavia, seja qual for a cor e tamanho, todas continua sendo benéficas por conta de um composto chamado resveratrol.
9 Benefícios da uva
Em verdade, a uva é uma fruta rica em resveratrol. Trata-se de um composto bioativo que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras. Tal riqueza é encontrada principalmente nas cascas, folhas e sementes dela.
Portanto, por ter propriedades de ação antioxidante e anti-inflamatória, a uva tem a capacidade de proteger as células do corpo contra danos oriundos dos radicais livres. Desse jeito, promove diferentes benefícios para nossa saúde.
Dito isso, vamos ver abaixo 9 dos principais benefícios da uva para saúde do corpo.
1. Ajuda na memória e manutenção do bom humor
O fato de ter riqueza de resveratrol, faz com que a uva e sua capacidade de agir como antioxidante e anti-inflamatória atuem no combate dos radicais livres. Dessa forma, há melhora na circulação do sangue e diminui o risco de inflamação no cérebro, portanto, ajuda na memória e manutenção do bom humor.
2. Faz bem para os olhos
Outras substâncias interessantes encontradas na uva são a luteína e a zeaxantina. São carotenoides com função antioxidante, que protegem os olhos com os raivos ultravioleta (seja do sol ou de fontes artificiais). Logo, é uma ferramenta natural de redução do rico do desenvolvimento de catarata, degeneração macular etc.
3. Ajuda no controle da pressão arterial
A fruta também é rica em fenólicos. Esses metabólicos, quando consumidos por nós, atua como carioprotetores. Sendo assim, fazem a manutenção dos vasos sanguíneos, ajudam no relaxamento das artérias e facilitam a circulação do sangue. Logo, ajudam no controle da pressão arterial.
4. Promove a diminuição do colesterol "ruim"
A uva roxa possui grande quantidade de taninos e antocianinas. Dois compostos bioativos com ação antioxidante que combatem os radicais livres, evitando a oxidação das células de gordura. Consequentemente, combatendo o colesterol "ruim", o LDL, e controlando os níveis de triglicerídeos no sangue.
5. Age na prevenção da diabetes
A uva possui alta quantidade de carboidratos, todavia, quando consumida in natura, possui baixo índice glicêmico. Deste modo, a fruta age no controle dos níveis de glicose no sangue, portanto, ajuda na prevenção da diabetes.
6. Combate a prisão de ventre
Muitas pessoas não sabem como lidar com alguns problemas estômago. E um dos mais comuns é a prisão de ventre. Na verdade, cerca de 20% dos brasileiros sofrem com prisão de ventre. Assim, nunca é demais ter uma dica de como eliminar tal incômodo. Certo?
Leia também: Saiba como limpar o intestino de fezes acumuladas
Dito isso, você sabia que a uva ajuda a combater a prisão de ventre? Pois é! Ocorre que, a fruta contém fibras que aumentam o volume das fezes e promovem os movimentos naturais do intestino. Portanto, facilitando a eliminação das fezes.
7. Ajuda na saúde óssea
A uva também é rica em vitamina K. Então, ela também é ótima para fazer a manutenção da saúde óssea, porque esta vitamina é importante para aumentar a fixação de cálcio nos ossos.
8. Protege contra alguns tipos de câncer
O já mencionado resveratrol, é ótimo no combate ao câncer. Acontece que, o composto já é utilizado em alguns tratamentos do câncer. Sua ação antioxidante ajuda no bloqueio e crescimento da propagação das células cancerosas.
Além disso, a uva possui quercetina, antocianinas e catequinas. Todas elas capazes de combater o câncer.
9. Promove a longevidade
Você já ouviu de alguma pessoa mais idosa que está muito bem conservada, dizer "Eu tomo um cálice de vinho por dia"? Este saber popular faz bastante sentido. Ocorre que, o diversas vezes citado resveratrol é capaz de prolongar a vida útil.
O composto estimula uma família de proteínas chamadas sirtuínas. Estas, diretamente associadas à longevidade. Ademais, o resvertrol ativa o gene SirT1. Mesmo gene ativado em dietas de baixa calorias, que foi vinculado a um combate ao envelhecimento.
Leia também: Verdades e mitos sobre o envelhecimento
Agora que você já sabe alguns benefícios da uva, que tal conferir alguns mitos e verdades sobre o consumo do vinho? Para ficar por dentro deste e outros conteúdos cheios de curiosidades, confira nossas páginas no Facebook, instagram e Twitter.