Se você bebe cerveja, já ouviu falar da cevada. No entanto, você conhece os benefícios da cevada para a sua saúde? Confira!
Letícia Taets | 1 de Maio de 2021 às 19:00
Se você toma cerveja, certamente já conhece a cevada. Este grão é uma excelente fonte de carboidratos complexos de fácil digestão e é muito usado em sopas e caldos, com seu amido usado como espessante. Além disso, a cevada também é bastante usada para fazer pão, é essencial na fermentação de bebidas alcóolicas e combina com saladas.
Leia também: Confira 5 receitas inusitadas que utilizam cerveja!
Atualmente, no Brasil, a região Sul é a maior produtora de cevada nacional, sendo a cevada cervejeira a única produzida por aqui. O grão também traz diversos benefícios para a saúde, que abrangem desde auxílio no processo de emagrecimento a questões relacionadas à saúde do coração. Veja abaixo alguns benefícios da cevada para a sua saúde!
A grande vantagem da cevada é a sua quantidade de fibra. Ela contém o mesmo tipo de fibra da aveia, que diminui o colesterol e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Suas fibras solúveis são encontradas por todo o grão, então, mesmo produtos refinados, como farinha de cevada, são benéficos. A niacina (vitamina B3) no tipo integral também protege contra doenças cardiovasculares e ajuda a reduzir o colesterol.
Pelo fato de a fibra insolúvel diminuir a velocidade com a qual a comida deixa o estômago, ela dá sensação de saciedade com menos calorias.
As fibras solúveis ajudam a estabilizar a glicose no sangue, o que faz dela uma boa escolha para pessoas com diabetes.
A cevada é rica em selênio, um antioxidante que protege as células, e ferro, necessário para a produção das hemácias, para uma boa estrutura muscular e função cerebral, além de prevenir a anemia.
A tiamina (vitamina B1) presente na cevada integral ajuda a promover uma atividade cerebral saudável. As vitaminas do complexo B são também vitais para a função apropriada dos nervos e podem ajudar a acelerar o metabolismo.
É possível consumir a cevada de diversas formas: em grãos, farelo, solúvel, como chá ou até mesmo em cápsulas. Abaixo, selecionamos algumas dicas de consumo: