Extremamente saborosa, a ameixa esconde diversos benefícios para a saúde. Descubra quais são e porque você deve incluí-la na sua alimentação!
Seja sozinha ou como ingrediente de saladas, pães, bolos, compotas, sobremesas ou carnes, a ameixa é um alimento nutritivo de baixa caloria. Extremamente saborosa, esta deliciosa fruta esconde diversos benefícios para a nossa saúde. Para você ter uma ideia, uma ameixa fresca de tamanho médio contém apenas 36 calorias, além de diversos nutrientes, como fibras, vitamina C e potássio. Já as ameixas enlatadas contêm as mesmas quantidades de riboflavina e potássio, mas bem menos vitamina C.
Mas, e as ameixas secas?
A ameixa seca é, obviamente, o fruto desidratado de algumas espécies específicas de ameixeira, cujos frutos são firmes e naturalmente ricos em açúcar e acidez. As ameixas secas são ricas em fibras: cinco unidades contêm 3 g de fibra, assim como boas quantidades de ferro e potássio.
Leia também: Manjar de coco com calda de ameixa fácil de fazer.
Confira abaixo os benefícios da ameixa para sua saúde e porque você deve incluí-la na sua alimentação!
Benefícios da ameixa para a sua saúde
1 . Reduzem o risco de câncer
Ameixas contêm antocianina, pigmento azul-avermelhado responsável pela sua cor intensa. Esses pigmentos antioxidantes ajudam na proteção contra o câncer ao eliminar os radicais livres que danificam as células.
2 . Saciam o apetite
Ameixas têm poucas calorias e são ricas em fibras, o que faz delas petiscos ideais para saciar a fome quando se está de dieta. Em estudo recente na Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia, voluntários que petiscavam ameixas sentiam menos fome que o grupo de controle, que petiscava biscoitos light. Testes de sangue posteriores confirmaram que o grupo que comia ameixas apresentava menos aumento de glicose e pequenas quantidades de grelina, o hormônio regulador da fome.
3 . Aliviam a constipação intestinal
Ameixas secas são remédios populares na prevenção da constipação intestinal, o que pode ser atribuído ao fato de serem ricas em fibras alimentares e isatina, um laxante natural. Na verdade, a ameixa seca é até mais efetiva que o psyllium (o tipo de fibra encontrado em laxativos) no combate à constipação, de acordo com os resultados de um estudo de 2011 da Universidade de Iowa, o que faz delas uma alternativa mais natural aos remédios de venda livre.
Leia também: Como alimentos podem acabar com a prisão de ventre.
4 . Ajudam a retardar a perda óssea
Em um estudo de 2011 da Universidade da Flórida, pesquisadores acompanharam 236 mulheres após a menopausa e lhes deram diariamente suplementos de cálcio, além de ameixas ou maçãs secas. As voluntárias foram testadas após 3, 6 e 12 meses, e descobriu-se que o grupo que ingeria ameixas secas teve menos perda óssea que o outro grupo. Os pesquisadores acreditam que os altos níveis de potássio e vitamina K nas ameixas secas contribuem para a boa formação óssea.
A personal trainer Polly Takao resume os benefícios da ameixa e por que é imprescindível incluí-la na dieta:
O que você encontra na ameixa
Ácido clorogênico
Esse potente antioxidante elimina os radicais livres e também desintoxica oos agentes ambientais carcinogênicos, como a nitrosamina encontrada na fumaça do cigarro.
Antocianinas
Pigmentos azul-avermelhados que conferem a cor intensa da ameixa, as antocianinas podem ajudar a prevenir o câncer e as doenças cardíacas ao remover os radicais livres.
Fibra insolúvel
A fibra insolúvel presente nas ameixas frescas e secas ajuda a dar volume às fezes e facilita sua eliminação.
Fibra solúvel
Ameixas frescas e secas são ricas em fibra solúvel, que ajuda a aliviar a prisão de ventre e a reduzir o colesterol.
Potássio
Uma alimentação rica em potássio pode ajudar na redução da pressão arterial e diminuir o risco de formação de cálculos renais e AVC (derrame cerebral). Um quarto de xícara de ameixa contém 317 mg de potássio ou 9% da dose diária recomendada.
Quercetina
Um potente redutor de radicais livres, a quercetina pode ajudar a prevenir o câncer associado ao estrogênio, como o câncer de mama, além de ajudar a bloquear a oxidação do LDL-colesterol (“mau”), processo que pode acarretar doenças cardíacas.
Sorbitol
Um açúcar natural, o sorbitol ajuda a aliviar a prisão de ventre ao absorver água e dar volume às fezes. Observe que o sorbitol pode irritar o cólon, principalmente em pessoas com sensibilidade intestinal.
Leia também: Descubra o potencial de cura do chá verde.