Bebidas muito quentes aumentam risco de câncer; saiba qual temperatura ideal

Entenda o motivo pelo qual bebidas quentes são apontadas como causadoras do aumento das chances de risco de câncer.

Thyago Soares | 27 de Agosto de 2025 às 14:00

Bebidas fumegantes, embora gostosas, podem acabar sendo inimigas do seu bem-estar. - Reprodução / Freepik

Você acreditaria se nós te contássemos que aquele gole de café ainda fumegante pode prejudicar sua saúde? A ciência indica que consumir bebidas muito quentes, acima de 65 °C, pode elevar o risco de câncer no esôfago e nós vamos te ajudar a entender o motivo pelo qual as pesquisas estão afirmando isso. 

O que diz a pesquisa científica

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, também conhecida como IARC,  classificou a ingestão de líquidos quentes como "provavelmente carcinogênica para humanos", mesma categoria de risco atribuída à fumaça de madeira dentro de ambientes fechados. 

Estudos realizados na América do Sul, onde o consumo de chimarrão fervente é frequente, apontaram uma ligação entre bebidas muito quentes, usualmente acima de 70 °C, e maior incidência de câncer de esôfago.

RELACIONADAS

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

10 gifs de animais que vão alegrar o seu dia

Mais recentemente, uma pesquisa com quase meio milhão de britânicos reforçou essa associação: quem consome oito ou mais xícaras diárias de chá ou café muito quente tem até seis vezes mais chance de desenvolver câncer de esôfago do que quem evita altas temperaturas

Porque a ingestão de bebidas quentes causa câncer?

A teoria é de que o calor extremo pode danificar as células do revestimento do esôfago, causando lesões térmicas e com o tempo, esse dano repetido pode favorecer alterações pré-cancerígenas na área. Além disso, esse tipo de agressão térmica pode comprometer a barreira protetora do esôfago, deixando a região mais vulnerável à irritação por ácido gástrico no caso de refluxo.

Embora no caso da saúde humana isso ainda seja apenas uma teoria, já foram publicados estudos que comprovam os danos causados ao exôfago de animais pela ingestão de bebidas demasiado quentes.

Qual é a temperatura ideal para consumir bebidas quentes?

Segundo estudo estadunidense, para equilibrar segurança e sabor, especialistas sugerem que bebidas como café devem ser consumidas em cerca de 57,8 °C, uma temperatura que reduz o risco para o esôfago sem comprometer o prazer da degustação.

Uma boa dica é sempre deixar a sua bebida quente esfriar cerca de 5 minutos após o momento no qual ela foi servida. Nesse pequeno intervalo, a temperatura pode cair de forma significativa, tornando a ingestão do líquido mais segura.

Compartilhe:
saúde bebidas quentes risco de câncer;

AS MAIS LIDAS

O que evitar comer após fazer uma tatuagem: 5 alimentos que podem atrapalhar a cicatrização

O que a cor da urina pode revelar sobre sua saúde e quando se preocupar

Açúcar escondido: 4 alimentos que parecem saudáveis mas não são

Fez transplante capilar? Veja quando é seguro voltar a ter relações sexuais