Saiba se beber isotônico de forma rotineira pode prejudicar a saúde e entenda o motivo disso.
O consumo de isotônico é bastante comum entre os adeptos de atividades físicas, afinal, esse tipo de bebida pode ser um verdadeiro bálsamo nos dias de calor nos quais você fez os treinos mais intensos. Com a promessa de repor sais minerais e hidratar o corpo, bem como ajudar no rendimento durante as práticas esportivas, será que o hábito de beber isotônico de forma rotineira pode trazer problemas quando vira rotina?
O que são isotônicos?
As bebidas isotônicas são formuladas para aproximar a concentração de sais minerais dos fluidos corporais, portanto, elas contêm água, eletrólitos, como sódio, potássio e, às vezes, magnésio, e carboidratos, que usualmente são presentes na faixa de 6 a 8%. Como citamos acima, essas bebidas são utilizadas para repor os minerais e líquidos perdidos durante o suor causado pelos exercícios físicos prolongados, com duração acima de 1 hora, ou em ambientes muito quentes.
Apesar de aparentemente benéfica para a saúde, o uso ideal dos isotônicos é somente por quem é praticante de atividades físicas intensas, de longa duração e em especial quando há grande perda de líquido e minerais. Segundo a nutricionista Victória Rolim, em entrevista ao G1, hipertensos, pessoas sedentárias, diabéticos e pacientes renais não devem consumir essa bebida.
“Quem não faz atividade física pesada não precisa repor os sais minerais porque não tem um desgaste físico grande. Tomar de maneira inadequada faz com que a pessoa consuma açúcar em excesso, o que aumenta as calorias e, consequentemente, pode provocar ganho de peso”, explicou.
Pode tomar isotônico todo dia?
Como citamos, para aqueles indivíduos que não são praticantes de atividades físicas vigorosas ou prolongadas de forma rotineira, beber isotônico diário geralmente não é necessário e pode sim causar efeitos indesejados. Primeiro, se a bebida não for zero açúcar, vem também a carga de doce extra, calorias desnecessárias para quem já ingere bastante açúcares por outros meios.
Além disso, tomar isotônico demais pode elevar a ingestão de sódio de forma prejudicial: quem não perde muito sódio no suor, com ingestão frequente, pode experimentar efeitos como aumento da pressão arterial, sobrecarga renal ou retenção de líquidos.
Portanto, se você não é praticante de atividades físicas de alta intensidade, a recomendação é de que você não faça o consumo de isotônicos. Mas se você for uma pessoa ativa fisicamente, é preferível optar por bebidas naturais que possam ajudar a repor a hidratação e os minerais perdidos em detrimento de bebidas industrializadas.