Os especialistas da área da saúde apontam que beber refrigerante todo dia pode levar a problemas graves de saúde.
Os refrigerantes estão entre as bebidas favoritas de muita gente e há quem não abra mão de beber uma boa coca-cola gelada todo dia. Contudo, os especialistas da área da saúde alertam que esse hábito pode ser um perigo para o bem-estar.
Tanto as opções regulares quanto as versões consideradas ‘diet’ e ‘zero’ dos refrigerantes podem oferecer riscos para a saúde. Isso se deve à presença de açúcar e adoçantes que podem ser potencialmente cancerígenos, de acordo com a OMS.
Beber Coca-Cola todo dia faz mal?
Sim, beber qualquer refrigerante de forma excessiva é um risco para a saúde. Isso se deve ao excesso de açúcar que essas bebidas contém. Ingerir refrigerante todo dia está relacionado ao ganho de peso, a desidratação e até mesmo ao desenvolvimento de problemas cardíacos.
O excesso de açúcar na bebida pode levar a uma série de complicações de saúde, como a desidratação, uma vez que a Coca-Cola também contém cafeína em sua composição e conta com propriedades diuréticas, diabetes e problemas gastrointestinais, uma vez que a bebida é ácida e pode afetar a mucosa do estômago, causando irritações.
O quanto de refrigerante se pode tomar por dia?
A Organização Mundial da Saúde recomenda que sejam ingeridos apenas 50 gramas de açúcar por dia, contudo, há especialistas que defendem a ingestão de apenas metade disso, ou seja, 25 gramas.
Um copo de refrigerante possui cerca de 22g de açúcar, portanto, apenas com dois copos do seu refrigerante favorito você já bate a cota diária da ingestão de açúcar recomendada.
Como reduzir o consumo de refrigerante?
A chave é realmente começar a reduzir gradativamente o consumo da bebida. Dê preferência por comprar garrafas com quantidades menores do líquido e tente tornar o refrigerante uma bebida para ocasiões excepcionais, como aniversários, jantares e lanches específicos.