Beber café todos os dias pode retardar envelhecimento, aponta pesquisa

Saiba de quais formas o café pode ajudar no retardamento do envelhecimento precoce, de acordo com novo ensaio científico.

Thyago Soares | 3 de Dezembro de 2025 às 09:53

O café apresenta benefícios contra o envelhecimento precoce. - Reprodução / Freepik

Um novo estudo publicado em 2025 reacende o debate sobre os efeitos do café para a saúde e afirma que consumir café de forma moderada diariamente pode estar associado a um envelhecimento celular mais lento.

Entenda a pesquisa

O ensaio científico fala especificamente dos efeitos do café em indivíduos com transtornos mentais como depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar. Os pesquisadores  verificaram que aquelas que consumiam entre três e quatro xícaras de café por dia apresentavam telômeros mais longos. Os telômeros, em questão, são estruturas nas extremidades dos cromossomos que funcionam como "ponta de cadarço" e encurtam com o tempo: quanto mais longos, mais jovem se espera que seja o organismo.

Segundo os autores da pesquisa, o consumo moderado da bebida representou, nesse grupo estudado, algo equivalente a cinco anos biológicos a mais em comparação a quem não consumia café.

RELACIONADAS

Vacina da UFMG contra o HIV avança para a fase 3

Atriz Fernanda Rodrigues conta que descobriu traição ao vivo pela TV

Madeleine McCann: Justiça britânica divulga resultado do teste de DNA de jovem que afirma ser a menina desaparecida

Os cientistas destacam que esse resultado pode estar relacionado às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do café, compostos que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação, fatores que aceleram o envelhecimento celular. 

"Os telômeros são altamente sensíveis tanto ao estresse oxidativo quanto à inflamação, o que destaca ainda mais como a ingestão de café pode ajudar a preservar o envelhecimento celular em uma população cuja fisiopatologia pode estar predispondo-a a uma taxa acelerada de envelhecimento", afirmam os autores do estudo à imprensa.

Vale ressaltar que a recomendação da OMS para o consumo benéfico de café é de até 4 xícaras por dia, o equivalente a 400mg de cafeína. Segundo os responsáveis por essa pesquisa, consumir mais do que isso pode acarretar em danos celulares e no eventual encurtamento dos telômeros.


Quer acompanhar mais conteúdos de qualidade? A revista Seleções traz, edição após edição, reportagens confiáveis. Assine a versão impressa e receba em casa matérias pensadas para ajudar você a cuidar do corpo e da mente com equilíbrio e informação.

Compartilhe:
notícias café envelhecimento efeitos pesquisa científica

AS MAIS LIDAS

Instituto de pesquisa alerta para possível pandemia de gripe aviária

Conheça as dietas mais diferentes das famosas e o que os especialistas alertam sobre elas

Médica descobre a ‘verdadeira beleza’ após vencer o câncer de mama: “Coragem de seguir”

6 sinais de psoríase que muita gente confunde com caspa, alergia ou micose