Selecoes
Selecoes

Beber café pode estar te deixando ainda mais cansado; saiba o porquê

O café pode parecer uma boa solução imediata para driblar o sono, mas a longo prazo pode ter consequências ruins para o corpo

Laura Oliveira | 6 de Junho de 2023 às 13:24

Em muitos casos, a cafeína é segura e pode até prevenir demência, mas ela também tem seus riscos. - Imagem: Liderina/iStock
Em muitos casos, a cafeína é segura e pode até prevenir demência, mas ela também tem seus riscos. - Imagem: Liderina/iStock

A cafeína é um composto químico natural encontrado em plantas, como o café, o chá, o cacau e as nozes de cola. Ela pertence a uma classe de substâncias chamadas metilxantinas e tem a capacidade de estimular o sistema nervoso central.

Bebidas ricas em cafeína, como o café e o chá preto, são consumidas em todo o mundo e conhecidas por suas propriedades energizantes. Porém, o excesso dessa bebida pode causar o efeito oposto.

De acordo com o médico e professor de Psiquiatria Clínica no Weill Cornell Medical College, Richard A. Friedman, um de seus pacientes acabou dormindo ao volante mesmo mantendo um alto consumo de café

RELACIONADAS

A sexta-feira Santa é tida como um excelente momento de reflexão. - Jacob Wackerhausen / iStock

Saiba o que não pode fazer na Sexta-feira Santa, segundo a tradição cristã

Conheça as séries de época mais famosas e queridas de todos os tempos. - imagem: reprodução/divulgação

7 melhores séries de época disponíveis nos streamings

Eles são tão talentosos que surpreendem por não ter diploma! - PRImageFactory/iStock

10 famosos que não terminaram o Ensino Médio e você não sabia

Pode parecer surpreendente, mas há uma explicação clíninca para o ocorrido. Sentindo-se sobrecarregado, o paciente decidiu cortar de uma a duas horas de sono para o dia render mais. Para atingir esse objetivo, o homem aumentou seu consumo de café diário: ele passou de uma para quase seis xícaras de café ingeridas por dia.

 

O especialista conta que o estado de alerta induzido do paciente era apenas ilusório. A cafeína apenas fez com seu seu cérebro ficasse profundamente privado de sono, o enganando temporariamente. A verdade é que nenhuma substância pode reverter a privação do sono.

O paciente entou em um estado conhecido como privação crônica do sono. Leia a matéria para descobrir do que se trata essa perigosa condição e como evitá-la.

Privação crônica do sono

A privação crônica do sono refere-se a uma condição em que uma pessoa não dorme o suficiente regularmente, resultando em uma falta constante de sono adequado. Enquanto as necessidades de sono podem variar de pessoa para pessoa, a maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono por noite para se sentirem descansados e revitalizados.

Leia também: Cafeína pode reduzir gordura corporal, diz pesquisa

Infelizmente, essa é uma condição cada vez mais comum na sociedade atual, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Esse problema sério pode afetar negativamente a saúde física e mental. É essencial reconhecer a importância do sono adequado e tomar medidas para promover um sono saudável.

Qual a quantidade ideal de café a ser consumida?

As recomendações gerais para o consumo de café variam, mas a maioria dos especialistas concordam que uma ingestão moderada é segura de café pode trazer benefícios à saúde. Geralmente, é recomendado limitar o consumo de cafeína a cerca de 400 miligramas (mg) por dia, o que equivale a aproximadamente 4 xícaras de café.

Leia também: Conheça os riscos e os benefícios da cafeína

Consumir cafeína em excesso pode levar a outros efeitos colaterais negativos, como nervosismo, ansiedade, distúrbios do sono, problemas digestivos e aumento da frequência cardíaca. Além disso, pode causar dependência e tolerância, o que significa que você precisará de mais café para obter os mesmos efeitos.

Agora que você já está ciente sobre a ingestão correta de café, veja aqui 5 segredos de como fazer um café delicioso e não errar mais!


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Compartilhe:
café consumo de café

AS MAIS LIDAS

Dia Nacional do Café: celebrando a paixão nacional

Não beba café se for ao shopping! Estudo aponta que beber café pode aumentar compras por impulso

Receita de café irlandês perfeita para curtir o St. Patrick's Day

Cafeína pode reduzir gordura corporal, diz pesquisa

Cafeína: Um alerta sobre o nosso estimulante mais popular

Conheça os riscos e benefícios da cafeína