O café pode parecer uma boa solução imediata para driblar o sono, mas a longo prazo pode ter consequências ruins para o corpo
Laura Oliveira | 6 de Junho de 2023 às 13:24
A cafeína é um composto químico natural encontrado em plantas, como o café, o chá, o cacau e as nozes de cola. Ela pertence a uma classe de substâncias chamadas metilxantinas e tem a capacidade de estimular o sistema nervoso central.
Bebidas ricas em cafeína, como o café e o chá preto, são consumidas em todo o mundo e conhecidas por suas propriedades energizantes. Porém, o excesso dessa bebida pode causar o efeito oposto.
De acordo com o médico e professor de Psiquiatria Clínica no Weill Cornell Medical College, Richard A. Friedman, um de seus pacientes acabou dormindo ao volante mesmo mantendo um alto consumo de café.
Pode parecer surpreendente, mas há uma explicação clíninca para o ocorrido. Sentindo-se sobrecarregado, o paciente decidiu cortar de uma a duas horas de sono para o dia render mais. Para atingir esse objetivo, o homem aumentou seu consumo de café diário: ele passou de uma para quase seis xícaras de café ingeridas por dia.
O especialista conta que o estado de alerta induzido do paciente era apenas ilusório. A cafeína apenas fez com seu seu cérebro ficasse profundamente privado de sono, o enganando temporariamente. A verdade é que nenhuma substância pode reverter a privação do sono.
O paciente entou em um estado conhecido como privação crônica do sono. Leia a matéria para descobrir do que se trata essa perigosa condição e como evitá-la.
A privação crônica do sono refere-se a uma condição em que uma pessoa não dorme o suficiente regularmente, resultando em uma falta constante de sono adequado. Enquanto as necessidades de sono podem variar de pessoa para pessoa, a maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono por noite para se sentirem descansados e revitalizados.
Leia também: Cafeína pode reduzir gordura corporal, diz pesquisa
Infelizmente, essa é uma condição cada vez mais comum na sociedade atual, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Esse problema sério pode afetar negativamente a saúde física e mental. É essencial reconhecer a importância do sono adequado e tomar medidas para promover um sono saudável.
As recomendações gerais para o consumo de café variam, mas a maioria dos especialistas concordam que uma ingestão moderada é segura de café pode trazer benefícios à saúde. Geralmente, é recomendado limitar o consumo de cafeína a cerca de 400 miligramas (mg) por dia, o que equivale a aproximadamente 4 xícaras de café.
Leia também: Conheça os riscos e os benefícios da cafeína
Consumir cafeína em excesso pode levar a outros efeitos colaterais negativos, como nervosismo, ansiedade, distúrbios do sono, problemas digestivos e aumento da frequência cardíaca. Além disso, pode causar dependência e tolerância, o que significa que você precisará de mais café para obter os mesmos efeitos.
Agora que você já está ciente sobre a ingestão correta de café, veja aqui 5 segredos de como fazer um café delicioso e não errar mais!
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Dia Nacional do Café: celebrando a paixão nacional
Não beba café se for ao shopping! Estudo aponta que beber café pode aumentar compras por impulso
Receita de café irlandês perfeita para curtir o St. Patrick's Day
Cafeína pode reduzir gordura corporal, diz pesquisa
Cafeína: Um alerta sobre o nosso estimulante mais popular
Conheça os riscos e benefícios da cafeína