Pesquisas afirmam que o consumo de álcool pode ser prejudicial para a saúde e contribuir para o desenvolvimento de doenças.
Thyago Soares | 27 de Janeiro de 2025 às 12:00
As bebidas com álcool estão entre as mais amplamente consumidas mundo afora e são motivo de preocupação para as autoridades, uma vez que o consumo dessa substância está ligado a efeitos negativos para a saúde humana.
Estimativas apontam que nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo de álcool é motivo de preocupação para o governo, uma vez que a maioria dos adultos do país consomem bebidas alcoólicas.
As Diretrizes Alimentares para Americanos, elaboradas pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, recomendam que homens consumam no máximo duas porções de álcool por dia, enquanto para mulheres o limite é de uma porção diária.
Essas recomendações passarão por uma revisão em 2025, e dois estudos recentes, desenvolvidos para orientar esse processo, apresentaram resultados que parecem divergir entre si, prolongando o antigo debate sobre os possíveis riscos e benefícios associados ao consumo de álcool.
Especialistas apontam que há uma ligação direta entre o consumo de álcool e o desenvolvimento de quadros de câncer. “O álcool é uma causa bem estabelecida e evitável de câncer, responsável por cerca de 100.000 casos de câncer e 20.000 mortes por câncer anualmente nos Estados Unidos, mais do que as 13.500 mortes por acidentes de trânsito associadas ao álcool por ano nos EUA, mas a maioria dos americanos desconhece esse risco”, explicou o Cirurgião Geral Dr. Vivek Murthy em entrevista à CNN.
O estilo de vida também é apontado pelos especialistas como um dos fatores que mais contribui para o desenvolvimento de doenças. Geralmente, uma alimentação desbalanceada, pobre nutricionalmente e uma rotina sedentária são tidos como problemáticos para o corpo e contribuintes para o desenvolvimento de enfermidades.
Logo, apesar de existirem profissionais e pesquisam afirmam que há uma ligação entre o consumo de álcool e danos ao corpo, também há os médicos destacam que sim, é possível manter a ingestão de bebidas alcoólicas sem prejudicar a saúde desde que haja moderação.
“Se você escolher beber álcool, certifique-se de que seja feito com moderação e também coloque isso no contexto de outros fatores de estilo de vida para que você possa amortecer ainda mais os potenciais efeitos adversos”, afirmou o médico Dr. Ahmed Tawakol, cardiologista do Hospital Geral de Massachusetts, em entrevista à CNN.
Dieta pescetariana: saiba o que é e se emagrece mesmo
Alopecia Genética: Entenda a condição de Xuxa e os cuidados necessários
O que aconteceu com Luan Santana? Saiba o que diz assessoria do cantor sobre internação