Saiba se beber água tônica diariamente pode afetar a sua saúde de forma negativa de acordo com a opinião de especialistas.
A água tônica conquistou espaço na mesa dos brasileiros devido ao seu sabor levemente amargo e seja pura ou como base de drinques, como o gin tônica, está presente no dia a dia de muita gente. Entretanto, será que tomar água tônica todos os dias pode fazer mal à saúde? Fique conosco para descobrir.
Beber água tônica todo dia faz mal?
A resposta mais simples para essa pergunta é que sim, beber água tônica demais pode não ser benéfico para a saúde e a recomendação de especialistas é que o consumo seja feito de forma cautelosa.
Embora muita gente acredite que se trata de apenas uma água “com gás e sabor”, a bebida contém um ingrediente chamado quinino, que é justamente o responsável pelo gosto amargo característico dessa bebida. O quinino é uma substância de origem natural, mas que em excesso pode provocar efeitos colaterais.
“O quinino, em doses elevadas, pode causar efeitos colaterais como dores de cabeça, náuseas e distúrbios visuais. Além disso, muitas marcas de água tônica contém açúcar em grandes quantidades para compensar o sabor amargo, o que pode contribuir para problemas de saúde como ganho de peso e diabetes.”, explica o médico Gustavo Holanda em publicação do site Doctoralia.
Outro ponto que merece atenção é que muitas marcas de água tônica industrializada contém açúcar em quantidade semelhante à de refrigerantes comuns. Ou seja, quem consome diariamente pode acabar ingerindo calorias extras sem perceber, o que aumenta o risco de ganho de peso, resistência à insulina, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.
"Por exemplo, uma lata tradicional tem aproximadamente 130 calorias, enquanto a zero possui apenas 34 calorias", alertou a nutricionista Joyce Chierato à CNN.
Então, pode ou não pode beber todo dia?
Para a maioria das pessoas, tomar um copo de água tônica de vez em quando não representa problema. O risco aparece no consumo diário e em grandes quantidades, especialmente para quem tem doenças crônicas, como hipertensão, problemas cardíacos, diabetes ou distúrbios renais, já que nesses casos qualquer excesso pode agravar o quadro.
Beber água tônica não é proibido e pode, sim, fazer parte de momentos sociais ou de lazer. Mas transformá-la em hábito diário não é uma boa ideia.