Saiba se há diferenças entre tomar água gelada ou em temperatura ambiente e qual é a melhor escolha para o seu organismo.
Thyago Soares | 25 de Agosto de 2025 às 13:00
O hábito de tomar água gelada é parte do cotidiano de muita gente, não é mesmo? Especialmente em dias de calor, ingerir água em baixa temperatura pode ser uma forma de se refrescar. Mas será que há diferença entre beber água fria ou em temperatura ambiente para o organismo? Vamos te ajudar a entender.
A água, independente da temperatura, cumpre seu papel fundamental de regular funções vitais do corpo, como a circulação, a digestão e a eliminação de toxinas. O que muda, na prática, é como cada organismo acaba reagindo ao frio ou ao morno no momento do consumo.
Ao contrário do mito popular de que beber água fria faz mal, não há risco para a maioria das pessoas! Muito pelo contrário, como citamos acima, ingerir água fria pode ser uma ótima pedida em dias quentes ou durante a prática de exercícios. A ingestão de água gelada pode melhorar a performance física e oferecer uma sensação de frescor imediato, além de ser mais prazerosa para ser ingerida para algumas pessoas, o que estimula a ingestão em maior quantidade.
Outro detalhe curioso é que o corpo gasta um pouquinho de energia extra para aquecer a água fria até a temperatura interna, fazendo o metabolismo trabalhar mais. Para além dos benefícios, pessoas que sofrem com sensibilidade dentária, refluxo, enxaqueca ou irritação na garganta podem sentir os sintomas se intensificarem ao ingerir líquidos muito frios.
Enquanto a água gelada é associada ao frescor, a em temperatura ambiente é tradicionalmente vista como mais “amigável” para a digestão, uma vez que o organismo não precisa executar a termogênese para deixar o líquido na temperatura corporal, poupando esforço extra. Essa opção é indicada para quem tem o hábito de beber grandes volumes de água de uma só vez, já que, sem o frio intenso, o processo digestivo tende a ser mais suave.
No fim das contas, não existe uma “temperatura ideal” para se beber água! O mais importante é garantir que a ingestão de água seja suficiente para manter o corpo hidratado. Se a água gelada te estimula a beber mais, ótimo. Se prefere a temperatura ambiente para evitar incômodos, também está correto. A temperatura ideal é aquela que te faz consumir mais água ao longo do dia!
Chá de erva-botão: veja quando tomar e em quais situações evitar
Cirurgia contra depressão? Saiba como funciona o tratamento usado em caso recente
Como estimular os 5 sentidos em idosos e melhorar o bem-estar
Como se proteger da doença de Lyme e outras doenças transmitidas por carrapatos