Insetos peculiares, elas causam medo por doenças, mas será que transmitem outros perigos?
Carol Ávila | 18 de Maio de 2023 às 09:42
Com a mudança no clima, você já deve ter visto alguma barata ou outra correndo pela casa. A preocupação aumenta, mas é importante manter a calma. Identificar mitos e verdades sobre as baratas pode lhe ajudar a saber como agir em determinadas situações com as criaturinhas.
Leia também: Saiba quais são as 8 plantas ideais para afastar as baratas da sua casa!
Elas, que são insetos extremamente peculiares, capazes de sobreviver alguns dias sem a cabeça, que voam e também mordem, podem parecer confusas de entender. Confira a seguir os mitos e verdades sobre as baratas!
É verdade que elas comem de tudo, desde matéria vegetal até comida humana, células mortas da pele e até mesmo lixo.
Sim. De acordo com o portal Viva Bem, do UOL, estima-se que a barata tenha pelo menos 200 milhões de anos. Existem fósseis de baratas que datam de 350 milhões de anos, então elas realmente são anteriores a alguns dinossauros.
Os fatos apontam que sim e não. Considerando que apenas 30 tipos das centenas de espécies de baratas do mundo são identificados como pestes, baratas podem transmitir doenças. Isso ocorre principalmente com as espécies urbanas, como a amaericana e a germânica.
Sim. Há uma gama de doenças transmitidas por baratas capazes de colocar a saúde humana em grave risco. São elas: febre tifoide, hanseníase, tuberculose, poliomelite, hepatite A, parasitoses, meningite, pneumonia, diarreia e furunculose.
Sim. Por mais tenebroso que este cenário seja, as baratas são capazes de adentrar narizes e ouvidos humanos, sobretudo durante o sono. Ao entrar nas narinas, elas podem atingir o crânio, enquanto que, ao entrar pelos ouvidos o caminho é limitado, mas pode causar lesões. Para retirar o inseto é necessário um procedimento médico com equipamentos específicos.
Isso é um mito. As baratas entram nos prédios dependendo da facilidade de acesso às fontes de água e alimentos em casa. Casas mais sujas apenas fornecem acesso mais fácil às migalhas. É importante não só manter sua casa limpa, mas também garantir que as rachaduras e pontos de entrada de baratas e outros insetos estejam devidamente vedados.
Não necessariamente. O uso regular de inseticidas pode aumentar a resistência das baratas, sobretudo se estiverem produzindo filhotes, já que os ovos não serão eliminados.
Você pode testar diferentes métodos, como:
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também 21 dicas para se livrar de formigas e baratas na cozinha!
'Castelo' de José Rico, de R$3,2 milhões e 100 quartos, irá a leilão; vídeo mostra como é por dentro
Acabe com elas! 8 cheiros naturais de plantas que as baratas odeiam
Dicas para limpar sua casa rapidamente antes das visitas chegarem
5 utensílios de limpeza que não podem faltar na sua casa
Como limpar mofo de parede e outros objetos: dicas caseiras práticas!
Expulso por causa de uma barata