Entenda qual tipo de banho traz mais vantagens para a saúde e o que cada um pode proporcionar para o seu corpo.
Thyago Soares | 22 de Agosto de 2025 às 13:00
A hora de tomar banho gera discussões e polêmicas, afinal, há quem seja a favor dos banhos frios, enquanto outros não conseguem abrir mão dos banhos quentes. Mas afinal, qual dos dois é mais vantajoso para a saúde? A temperatura do banho vai além do conforto e pode influenciar a circulação, o bem-estar emocional, a saúde da pele e até a qualidade do sono. Por isso, vamos te ajudar a entender qual escolha é melhor!
Começar o dia com um banho frio pode ser um verdadeiro estímulo para começar o dia imediatamente e sem sonolência. Isso se deve ao estimulo à circulação, uma vez que o contato com a água fria contrai os vasos sanguíneos da pele, forçando o coração a bombear mais sangue para manter o corpo aquecido, aumentando o estado de alerta e até a disposição física.
Para quem pratica atividade física, o banho frio ajuda a reduzir inflamações musculares e acelerar a recuperação e além disso, a água gelada na hora do banho pode beneficiar a saúde da pele e dos cabelos, fechando os poros e preservando a oleosidade natural da pele e das madeixas, o que contribui para reduzir o ressecamento.
Por outro lado, o banho quente tem efeitos relaxantes poderosos e pode ajudar você a tirar aquela tensão após um dia longo de trabalho. A água quente dilata os vasos sanguíneos, estimulando a circulação, aliviando tensões musculares e reduzindo o estresse, o que favorece a melhora do sono, especialmente se tomado entre 60 e 90 minutos antes de dormir.
O vapor do banho quente também ajuda a desobstruir as vias respiratórias, aliviando sintomas de sinusite, tosse ou resfriado, além de abrir os poros e facilitar a limpeza e absorção de produtos de skincare. Contudo, a água muito quente pode ressecar a pele e cabelo, causar queda de pressão, tonturas ou agravar doenças inflamatórias da pele.
Na realidade, o banho morno é o melhor caminho para quem deseja manter a saúde. Um banho cuja temperatura seja próxima à do corpo, traz o conforto necessário sem sobrecarregar o sistema cardiovascular. Ela promove relaxamento, melhora a circulação e evita os extremos de ressecamento da pele ou impacto na pressão arterial.
Independentemente da temperatura, o ideal é evitar mudanças bruscas a fim de não causar um tipo de "choque térmico" e cuidar também da hidratação da pele após o banho.
Acordar com dor de cabeça é normal? Veja o que dizem especialistas e quais as principais causas
6 exames preventivos que ajudam a detectar o câncer logo no início e salvam vidas
5 hábitos que parecem inofensivos, mas podem afetar sua saúde a longo prazo
Ansiedade disfarçada: 5 sintomas sutis que você talvez esteja ignorando