Banho de assento: em quais casos é realmente indicado

Saiba o que é o banho de assento, para que serve e quando é indicado, de acordo com especialistas.

Thyago Soares | 23 de Setembro de 2025 às 08:00

O banho de assento pode ajudar a aliviar desconfortos íntimos. - Reprodução / Freepik

Você já ouviu falar do banho de assento? Essa é uma prática antiga, passada através das gerações, e é tida como uma forma eficaz de aliviar desconfortos íntimos. Muitos acreditam que se feito corretamente, esse banho diferenciado é capaz de aliviar dores, coceiras, inflamações e até ardor na região íntima e anal. Mas será que isso é verdade? Vamos te contar. 

O que é o banho de assento?

Esse banho diferenciado é utilizado há muito tempo para aliviar problemas que afetam a região genital, anal e do períneo. Na prática, o banho de assento consiste na imersão em água morna e pode ser recomendada por especialistas como forma de complementar tratamentos, ajudando a reduzir desconfortos locais em conjunto com medicamentos adequados.

"É um tratamento local, no qual a região íntima fica submersa em uma bacia, por exemplo, com água morna. Podem ser utilizados medicamentos prontos da farmácia para essa finalidade, ou naturais. Em algumas situações de irritação vaginal, a água deve ser utilizada mais fria, para alívio local", explicou Helga Marquesini, ginecologista do Hospital Sírio-Libanê, ao Uol.

RELACIONADAS

10 frases impactantes de filósofos brasileiros da atualidade

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

Chili de salsicha delicioso e fácil de fazer

Em quais casos o banho de assento é indicado?

Como citamos, o banho de assento é indicado em diferentes situações de desconforto na região íntima ou anal e de acordo com publicação do site do médico coloproctologista Igor Baima, pode equilibrar o ph das regiões mencionadas, ter ação anti inflamatória, analgésica e acelera o processo de recuperação da região.

"Geralmente, os banhos de assento são indicados quando há uma irritação local, por uma inflamação, uma alergia ou infecção. Também são indicados após uma cauterização ou algumas cirurgias. Existem algumas situações em que são necessárias, mas sempre devem ser usadas substâncias antiinflamatórias e cicatrizantes", explicou Adriana Campaner, ginecologista e membro da Comissão Nacional Especializada em Trato Genital Inferior da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), em entrevista ao Uol.

Portanto, a indicação é que o banho de assento seja usado em casos de doenças como hemorróidas, fissuras e abscessos anais, inchaços, após cirurgias no ânus e na vulva, candidíase e herpes genital.

É importante lembrar que o banho de assento pode funcionar como auxílio para as questões mencionadas anteriormente, nunca como substituto de tratamento médico. Identificar os sintomas, conversar com o profissional de saúde certo e seguir orientações específicas são passos essenciais!

Compartilhe:
saúde desconfortos íntimos banho de assento

AS MAIS LIDAS

Comer deitado faz mal? Veja o que diz a ciência

'Canetas emagrecedoras': saiba o que a Anvisa proibiu e o que está permitido

Câncer de mama é hereditario? Entenda como a genética influência no surgimento da doença

Bebidas muito quentes aumentam risco de câncer; saiba qual temperatura ideal