Bactéria pode ser causa de endometriose, aponta novo estudo

Doença inflamatória já atinge 190 mulheres ao redor do mundo

Carol Ávila | 19 de Junho de 2023 às 16:50

Novo estudo aponta bactéria como causa de endometriose. - Imagem: Sewcream / iStock

A endometriose é uma condição que já afeta cerca de 190 milhões de mulheres no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora o combate à doença inflamatória seja urgente, a ciência ainda não se sabe ao certo as causas que levam à endometriose.

Contudo, um recente estudo japonês publicado na Science Translational Medicine aponta que a doença possa estar relacionada à presença de uma bactéria no organismo. 

Como o estudo foi conduzido

O estudo analisou amostras de tecido de 79 mulheres diagnosticadas com endometriose para comparar com amostras de 76 mulheres que não sofriam com a doença. Todas as participantes realizaram cirurgias nos hospitais Nagoya University Hospital e Toyota Kosei Hospital.

Leia também: Endometriose: Anitta passará por cirurgia para tratar doença

RELACIONADAS

Qual o nome original da novela turca 'A Sonhadora' que está bombando no Globoplay?

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Quer fugir do calor? Conheça os cortes de cabelo mais práticos e estilosos

Os resultados mostraram que 64% das pacientes com endometriose tinham bactérias do gênero Fusobacterium no revestimento uterino. Já para o grupo sem endometriose, a estatística foi de apenas 7%.

A bactéria F. nucleatom apareceu como a principal responsável pela extensão do tecido endometrial fora do útero. A análise também mostrou a boa notícia de que essa bactéria não seria resiste ao tratamento com antibióticos.

Melissa Norton, editora da revista Science, afirmou que a descoberta pode ajudar no tratamento e também na erradicação da endometriose. "A inoculação de Fusobacterium aumentou o número e o peso das lesões endometrióticas, enquanto o tratamento antibiótico com metronidazol e cloranfenicol pode reduzir as lesões", escreveu Norton.

Leia também: Endometriose: 5 exames que auxiliam no diagnóstico da doença

O que é endometriose

A endometriose ocorre quando o tecido endometrial cresce fora do útero, geralmente nas regiões pélvicas, como os ovários, trompas de falópio, ligamentos uterinos e peritônio. Esse tecido fora do lugar continua a se comportar como o tecido endometrial normal, engrossando, rompendo e sangrando durante o ciclo menstrual. Confira aqui mais sobre os sintomas e tratamentos da endometriose.

No entanto, ao contrário do tecido endometrial que é eliminado através da menstruação, o sangue e o tecido endometrial fora do útero não têm uma maneira eficiente de serem expelidos, levando a inflamação, dor e formação de aderências.

 
Compartilhe:
saúde estudo bactéria endometriose

AS MAIS LIDAS

Por que parar de fazer sexo não faz bem à saude?

8 riscos à saúde surpreendentes na pós-menopausa

Andropausa: 8 dicas para aliviar a “menopausa masculina”

Nova vacina contra HPV é lançada no Brasil

Câncer do colo do útero: o que é e como se prevenir

5 formas de aliviar as dores causadas pela endometriose