A foliculite é uma infecção cutânea que pode ter múltiplas causas e pode ser bastante incômoda.
A foliculite está entre as doenças de pele mais comuns e a sua causa gera controvérsia, afinal, muitos acreditam que as bolinhas inflamadas podem ser fruto de ISTs ou até mesmo infecções bacterianas. Porém, especialistas da saúde explicam que a condição não tem relação nenhuma com ISTs.
Foliculite é a denominação que se dá para uma inflamação nos folículos pilosos que se encontram espalhados pelo corpo. Esses folículos são micro entradas que ficam localizadas em todo o corpo e que, em determinadas condições, são mais propensos a inflamações.
Os folículos não são encontrados em áreas específicas como palmas das mãos e pés e nos lábios. Segundo o médico Dráuzio Varella, a foliculite pode surgir em qualquer lugar que tenha pelos, contudo, a inflamação costuma surgir de forma mais frequente em regiões como o couro cabeludo, coxas, nádegas e virilha.
O que causa a foliculite?
Se engana quem pensa que a foliculite é causada por algum tipo de infecção sexualmente transmissível. Na verdade, a doença de pele acontece quando se está com a imunidade mais baixa e ocorre devido a uma infecção bacteriana.
A bactéria responsável por causar a foliculite é a Staphilococcus aureus (estafilococos), que se aloja na pele humana. Outros microrganismos também podem ocasionar a condição, como fungos e outras espécies de bactérias.
O uso de lâminas de barbear, roupas muito apertadas, picadas de inseto, feridas, acne e dermatite também podem ser contribuintes para comprometer a integridade dos folículos pilosos e causar foliculite.
Sintomas da foliculite
Essa inflamação pode ser classificada de duas formas, a foliculite profunda e a superficial. Em ambos os casos, a pele ao redor da lesão fica avermelhada, sensível e ocorre o surgimento de pequenas pústulas, similares às espinhas. A lesão costuma coçar bastante.
No caso da foliculite profunda, os sintomas se agravam e a inflamação pode causar inchaços, dor e tumefação do local.
Como tratar a foliculite
O tratamento deve variar de acordo com a gravidade da lesão, contudo, a higiene do local deve ser feita cuidadosamente. Também é recomendado fazer compressas de água morna e aplicar pomadas anti-inflamatórias na lesão.