Saiba de quais formas a babosa, também conhecida como aloe vera, pode ser utilizada para beneficiar a sua saúde.
Thyago Soares | 26 de Agosto de 2025 às 13:00
A babosa, que também é conhecida como ‘Aloe vera’, é uma planta que já se tornou parte do imaginário popular, especialmente por ser muito presente na indústria dos cosméticos. Versátil e rica em ativos poderosos, a espécie é fácil de cultivar em casa e pode oferecer uma gama enorme de benefícios, ajudando desde a pele até o sistema digestivo. Fique conosco para entender como a babosa pode contribuir para a sua saúde!
O gel extraído da babosa é um aliado poderoso para o cabelo! Rico em enzimas que removem células mortas do couro cabeludo, ele hidrata profundamente e fortalece os fios, o que segundo publicação do site da Natura, fabricante de cosméticos, é eficiente para um crescimento natural mais saudável e o controle da queda dos fios.
Com suas propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes, a babosa ajuda a controlar a caspa. Inclusive, devido a essas propriedades, a babosa é frequentemente utilizada na formulação de shampoos anticaspa.
Além dos usos tópicos, a babosa também pode ser consumida, sendo um recurso natural para aliviar sintomas de refluxo e gastrite. Um suco feito com gel de babosa e água é uma alternativa simples e eficiente para reduzir acidez, gases e azia, segundo entrevista do nutrólogo Thiago Viana em publicação do Metrópoles.
“Entre os benefícios, ajuda na digestão, dá suporte ao sistema imunológico e hidrata pele e cabelos”, apontou o especialista.
Aplicar o gel diretamente sobre áreas afetadas da pele, como feridas leves, queimaduras ou irritações, acelera o processo de cicatrização. Seus compostos antioxidantes e anti-inflamatórios são eficazes na prevenção de infecções.
A babosa estimula a produção de colágeno e devolve elasticidade à pele, suavizando linhas de expressão. Aplicá-la como demaquilante ou em tratamentos localizados também ajuda a clarear manchas e tonificar o tom da pele.
A planta pode ser cultivada em casa e usada como gel natural, contudo, também é possível encontrar cremes e até mesmo cápsulas que contenham o extrato do sumo da babosa. O gel da planta pode ser aplicado na pele e no couro cabeludo. Tal qual mencionamos acima, também há a possibilidade de fazer um suco de babosa. Confira a receita abaixo:
Ao Metrópoles, o nutrólogo Thiago Viana alertou que a bebida pode sim ser benéfica para a saúde, desde que seja consumida com moderação. “Como a babosa tem efeito laxativo, o uso frequente pode causar diarreia, desidratação e perda de minerais importantes. O ideal é consumir no máximo duas a três vezes por semana e observar como o organismo reage”, explicou.
Estudo do MIT revela que uso excessivo do ChatGPT pode afetar memória e criatividade
10 dicas para controlar a compulsão alimentar
Fez transplante capilar? Veja quando é seguro voltar a ter relações sexuais
Por que seu cérebro precisa de tédio de vez em quando?