Autoteste Covid-19: o que é, como fazer e avaliar resultado

Com o número de casos da Covid-19 aumentando, aprenda como fazer o autoteste da Covid e o que fazer caso ele teste positivo.

Redação | 17 de Novembro de 2022 às 17:20

Ralf Geithe/istock -

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informou no último sábado (12/11) que o número de casos da Covid-19 voltou a crescer. Segundo o órgão, o novo aumento tem relação com a circulação da subvariante da ômicron BQ.1 no Brasil. Portanto, o mercado acredita que o número de autoteste covid poderá subir. Porém, você sabe como fazer o autoteste da Covid-19 e o que fazer caso ele teste positivo?

Como funciona o autoteste

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autoteste é um processo no qual um indivíduo coleta sua própria amostra e, na sequência, efetua um teste e faz a leitura do resultado apresentado. Ou seja, não há necessidade de uma pessoa de confiança (leia-se profissional) junto a esta pessoa.

Sendo assim, o autoteste da Covid-19 é um exame realizado com a ajuda de um cotonete inserido no nariz. Portanto, se mostra diferente do teste realizado em ambulatórios e localidades parecidas, onde o cotonete é introduzido até a nasofaringe.

O autoteste é uma alternativa para quem está com suspeita de ter contraído o vírus. Os testes aprovados pela Anvisa são seguros e ficam prontos em cerca de 15 minutos. Sem necessidade de encarar longas filas em postos de testagem e correr o risco de contagiar outras pessoas.

Como fazer o autoteste da Covid?

Para fazer o seu autoteste, você deverá, antes de qualquer coisa, ter a certeza de estar em um lugar bem arejado. Em seguida, irá realizar a limpeza e higienização das suas mãos com cuidado e atenção. Para isso, confira o vídeo produzido e publicado pelo canal @DrauzioVarella:

Estando em um lugar arejado e com as mãos devidamente limpas e higienizadas, basta seguir os seguintes passos divididos em duas etapas.

Etapa 1:

  1. Retire os itens da embalagem do seu teste.
  2. Remova o cartão teste encontrado no interior da embalagem e ponha sobre uma superfície plana.
  3. Tire o lacre do tubo de extração, mas cuidado para não derrubar o líquido interno.
  4. Abra o envelope do cotonete.

Lembre-se que você só deverá abrir a embalagem do teste no momento que for utilizá-lo. Fora isso, se você derramar o líquido do tubo de extração, é melhor limpar a área com água e sabão. E atenção! Porque nesta situação não será mais possível realizar o teste.

Etapa 2:

  1. Insira o cotonete aproximadamente 2,5cm no nariz e gire 10 vezes.
  2. Depois, mergulhe o cotonete no tubo com líquido.
  3. Feche o tubo com a tampa gotejadora.
  4. Despeje 4 gotas do líquido do tubo plástico no espaço do cartão teste.

É importante frisar que o líquido deve ser colocado no espaço menor do cartão teste. Depois disso, aguarde o resultado que surgirá em linha(s). O tempo de espera pode durar até 15 minutos. Por fim, após efetuar a leitura do teste você deverá descartar o teste na lixeira.

Como saber se o autoteste de Covid é positivo ou negativo?

Para saber se o resultado o seu autoteste de Covid foi positivo ou negativo, é preciso fazer a leitura dele. Sendo assim, ao sair o resultado, você irá se deparar com duas possibilidades: teste positivo ou teste negativo.

Teste Positivo

Em caso de teste positivo, você observará a formação de uma linha vermelha na região teste (T) seguida de uma segunda linha vermelha na região controle (C);

(Imagem:TWPhotography/istock)

Teste Negativo

No caso de um teste negativo, você verá apenas a formação de uma linha vermelha na região controle (C).

(Imagem:Daria Nipot/istock)

O que fazer em caso de resultado positivo?

Caso o teste apresente um resultado positivo, não se desespere. Segundo orientações da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, o mais indicado é permanecer em casa.

Atualmente, após as campanhas de vacinação, muitas pessoas que apresentam quadro positivo estão apresentando sintomas mais leves. Assim, é possível realizar o tratamento dentro de casa.

Neste sentido, procure repousar, fazer uma boa alimentação e se manter bem hidrato. Além disso, fique de olho no surgimento de febre ou outros sintomas. E é claro, não esqueça de entrar em contato com um médico de confiança.

Porém, caso você esteja apresentando sintomas mais fortes, procure uma consulta médica ou o atendimento de emergência mais próximo de você.


ATENÇÃO!

Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.