Conhecida por papéis em ‘Friends’ e outras produções, atriz falou sobre como sintomas da doença afetam sua vida.
Lembra da atriz Christina Applegate? Ela foi responsável por dar vida à personagem Amy Green, irmã de Rachel, personagem de Jennifer Aniston em Friends, sucesso atemporal que foi ao ar a partir dos anos 1990.
Recentemente, a atriz abriu o coração sobre a esclerose múltipla, doença com a qual foi diagnosticada em 2021, durante as gravações do seriado ‘Dead To Me’. Ainda no set de gravações, ela revelou que já era incapacitada de trabalhar pelas dores causadas pelos sintomas da doença.
"Houve momentos em que eu desabava no set e dizia: 'Não posso, temos que fazer uma pausa, preciso de meia hora', e todos foram tão amorosos que estava tudo bem", revelou ao LA Times.
O que é a esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença degenerativa autoimune e inflamatória, tendo como principal característica o ataque das células de defesa do organismo ao próprio sistema nervoso, causando a destruição do tecido que protege os nervos.
Alguns dos principais sintomas que acometem quem sofre com a esclerose múltipla são a fadiga, fraqueza muscular, problemas com equilíbrio, dificuldade com a coordenação motora, dores nas articulações, disfunções no intestino e até mesmo a depressão.
Em entrevista ao programa ‘MesSy’, Christina Applegate contou como a doença afeta o seu cotidiano.
"Eu fico deitada na cama gritando, tipo, com dores agudas, muita dor, o aperto. Às vezes, não consigo nem pegar meu telefone porque ele desliza pelas minhas mãos. Tento pegar meu telefone ou o controle remoto para ligar a TV e, às vezes, não consigo nem segurá-los. Não consigo nem abrir garrafas agora".
Devido às dificuldades acarretadas pela enfermidade, a atriz precisa fazer uso de uma bengala a fim de conseguir se locomover.
"Esta é a primeira vez que alguém vai me ver do jeito que sou. Engordei 18 quilos.Não consigo andar sem bengala. Quero que as pessoas saibam que estou muito ciente de tudo isso", compartilhou em entrevista ao The New York Times.