James Van Der Beek lamentou o vazamento do diagnóstico, que pegou pessoas próximas de surpresa
Thyago Soares | 4 de Novembro de 2024 às 17:31
James Van Der Beek, um dos protagonistas da famora série estadunidense 'Dawson’s Creek', quebrou o silêncio e surpreendeu ao confirmar seu diagnóstico de câncer colorretal. O astro, que deu vida ao personagem Dawson Leerey e foi um dos galãs mais icônicos da TV no fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000, lamentou o vazamento da notícia e expressou sua frustração com a exposição precoce de um momento tão delicado, que ele ainda estava processando junto aos mais próximos.
Após ser surpreendido pelo vazamento, Van Der Beek abriu o jogo e disse que para ele é fundamental compartilhar a sua história de luta contra a doença a fim de conscientizar os seus fãs, bem como todos aqueles que possam acabar lendo a sua entrevista. O astro reforçou a importância de manter uma atitude positiva mesmo com um diagnóstico tão sério quanto este.
“Tenho câncer colorretal. Venho tratando essa questão de maneira privada e já estou em busca da recuperação”, revelou o ator à revista People.
A condição do ator americano, que é a mesma que Preta Gil vem enfrentando há alguns anos e que a fez necessitar realizar uma amputação de reto, é grave e se não tratada de forma adequada, podendo se espalhar para outras áreas do corpo.
O câncer de reto, ou câncer colorretal é uma doença que atinge o intestino grosso e o reto, sendo classificado como um dos tipos mais comuns de câncer. O câncer colorretal geralmente começa com o desenvolvimento de pólipos no revestimento interno do cólon ou do reto. Esses pólipos são pequenas massas de tecido que se formam nas paredes do intestino e, na maioria dos casos, são benignos. No entanto, alguns deles podem crescer e, ao longo do tempo, sofrer mutações que levam à formação de um tumor maligno.
Esse tipo de câncer é mais frequente em pessoas acima de 50 anos, porque o risco de desenvolver pólipos e alterações genéticas nas células intestinais aumenta com a idade. Outros fatores, como histórico familiar de câncer colorretal, hábitos alimentares, tabagismo, sedentarismo e obesidade, também podem aumentar o risco.
O tratamento para essa condição é a quimioterapia. Sobre o seu tratamento, James revelou estar se sentindo bem e mantendo o pensamento positivo. O ator aponta que a detecção precoce é fundamental para um tratamento eficaz da doença e esse diagnóstico pode ser feito através de exames preventivos.
Apesar de estar lutando contra essa enfermidade, o astro segue a sua rotina de trabalho normalmente e não deixa os seus compromissos profissionais pendentes. De acordo com James, trabalhar o mantém motivado e com uma atitude positiva, contribuindo para que ele consiga lidar com o tratamento de forma mais leve.